Twitter é a mídia social mais usada por empresas
O Twitter é rede social mais usada no mundo e no Brasil por empresas
A Burson-Marsteller, empresa global de relações públicas e public affairs, anunciou hoje os resultados de seus estudos global e para a América Latina sobre mídias sociais. No mundo, o estudo leva em conta as 100 maiores empresas globais segundo a revista Fortune. No Brasil, as 25 maiores, além de outras dos demais países da América Latina. As mídias sociais analisadas foram o Twitter; a mais usada globalmente e na América Latina pelas empresas; o Facebook, cujo uso por empresas dobrou de tamanho nos últimos dois anos no Brasil; o Youtube, com uma média de visualização de vídeos de empresas brasileiras maior que o índice global; blogs; e o Google Plus. No caso do estudo global, também entrou na estatística o Pinterest.
O estudo aponta que 88% das companhias brasileiras utilizam pelo menos uma das mídias sociais analisadas como plataforma de comunicação, o que representa um aumento de 25 pontos percentuais desde 2010. O índice está acima da média da América Latina, de 65%, e até da global, que é de 87%. O Twitter se destacou como a plataforma que mais cresceu, sendo utilizado por 53% das empresas analisadas na América Latina, contra 50% do Facebook. Desde 2010, a média de seguidores por perfil corporativo analisado saltou de 19.023 para 66.958. Nas 100 empresas globais, essa média é de 14,7 mil seguidores. No México, 43 mil.
“O estudo mostra não só o aumento da presença das empresas nas redes sociais, mais um crescente engajamento das organizações com seus stakeholders”, afirma Ramiro Prudencio, CEO da Burson-Marsteller para a America Latina. “Mais da metade das organizações conversa com seus seguidores através das respostas/menções (@assunto) e retweets. O número de “likes” por página no Facebook cresceu exponencialmente. Hoje, as empresas não divulgam conteúdo, mas estabelecem diálogo com suas audiências”.
Além do crescimento no uso das mídias sociais como plataforma de comunicação corporativa, é possível notar que as empresas têm desenvolvido perfis diferentes para suas várias marcas, o que permite que elas dialoguem com públicos específicos em mercados bem definidos. Em alguns casos, há necessidade de criação de novas contas por causa da variação de língua, mas muitas empresas criam contas até para produtos diferentes. A média global é de 10,1 contas no Twitter por empresa, 10,4 no Facebook, 8,1 no Youtube, 2,6 no Google + e 2 no Pinterest.
Confira a seguir alguns alguns dos dados encontrados nos dois estudos:
GLOBAL
Segundo o estudo, o Twitter está dirigindo a conversa on-line quando o assunto são corporações.
A média de menções em um mês das 100 maiores empresas globais segundo a Fortune é de 55.970 no Twitter, 4.606 no Facebook, 19.739 nos fóruns na internet, 19.610 em blogs e 2.381 em notícias.
As dez empresas mais mencionadas: HP, Ford, Sony, AT&T, Samsung, Toyota, Honda, Walmart, BP e Verizon.
O crescimento do Twitter globalmente nos últimos dois anos foi de 700%: hoje são 340 milhões de tweets por dia ou cerca de um bilhão a cada três dias.
O Facebook chegou a 901 milhões de usuários e o Youtube a quatro bilhões de visualizações de vídeos por dia, com 800 milhões de unique visitors por mês.
Com todo esse volume, 87% das empresas usam pelo menos uma das cinco principais plataformas de redes sociais. O Twitter lidera com 82%, seguido do Youtube (79%) e Facebook (74%). Metade das empresas tem conta no Google + e 25% no Pinterest.
77% dessas empresas interagem no Twitter retuitando ou mencionando (@nome). 70% das empresas respondem aos comentários no Facebook.
93% das empresas atualizam semanalmente suas páginas do Facebook.
AMÉRICA LATINA
O uso do Twitter pelas empresas analisadas cresceu 53%. É a plataforma mais popular, com 53% (contra média global de 82%). Depois vem o Facebook com 50%, o Youtube com 31% apenas e os blogs com 12%, mas estes vêm apresentando quedas na maioria dos países da América Latina, incluindo o Brasil.
As empresas brasileiras têm, em média, mais de 515.000 seguidores no Facebook, liderando a região. Eram 1,8 mil apenas em 2010. Na Argentina, são 266 mil por empresa.
40% das empresas brasileiras pesquisadas já estão no Google+.
O Brasil tem a maior média de uso de redes sociais por empresas: 88%. Chile, Colômbia e México tem 76%, Argentina 64%, Peru 60% e o Uruguai 36%.
Saiba mais sobre os estudos em www.burson-marsteller.com/social.
O estudo aponta que 88% das companhias brasileiras utilizam pelo menos uma das mídias sociais analisadas como plataforma de comunicação, o que representa um aumento de 25 pontos percentuais desde 2010. O índice está acima da média da América Latina, de 65%, e até da global, que é de 87%. O Twitter se destacou como a plataforma que mais cresceu, sendo utilizado por 53% das empresas analisadas na América Latina, contra 50% do Facebook. Desde 2010, a média de seguidores por perfil corporativo analisado saltou de 19.023 para 66.958. Nas 100 empresas globais, essa média é de 14,7 mil seguidores. No México, 43 mil.
“O estudo mostra não só o aumento da presença das empresas nas redes sociais, mais um crescente engajamento das organizações com seus stakeholders”, afirma Ramiro Prudencio, CEO da Burson-Marsteller para a America Latina. “Mais da metade das organizações conversa com seus seguidores através das respostas/menções (@assunto) e retweets. O número de “likes” por página no Facebook cresceu exponencialmente. Hoje, as empresas não divulgam conteúdo, mas estabelecem diálogo com suas audiências”.
Além do crescimento no uso das mídias sociais como plataforma de comunicação corporativa, é possível notar que as empresas têm desenvolvido perfis diferentes para suas várias marcas, o que permite que elas dialoguem com públicos específicos em mercados bem definidos. Em alguns casos, há necessidade de criação de novas contas por causa da variação de língua, mas muitas empresas criam contas até para produtos diferentes. A média global é de 10,1 contas no Twitter por empresa, 10,4 no Facebook, 8,1 no Youtube, 2,6 no Google + e 2 no Pinterest.
Confira a seguir alguns alguns dos dados encontrados nos dois estudos:
GLOBAL
Segundo o estudo, o Twitter está dirigindo a conversa on-line quando o assunto são corporações.
A média de menções em um mês das 100 maiores empresas globais segundo a Fortune é de 55.970 no Twitter, 4.606 no Facebook, 19.739 nos fóruns na internet, 19.610 em blogs e 2.381 em notícias.
As dez empresas mais mencionadas: HP, Ford, Sony, AT&T, Samsung, Toyota, Honda, Walmart, BP e Verizon.
O crescimento do Twitter globalmente nos últimos dois anos foi de 700%: hoje são 340 milhões de tweets por dia ou cerca de um bilhão a cada três dias.
O Facebook chegou a 901 milhões de usuários e o Youtube a quatro bilhões de visualizações de vídeos por dia, com 800 milhões de unique visitors por mês.
Com todo esse volume, 87% das empresas usam pelo menos uma das cinco principais plataformas de redes sociais. O Twitter lidera com 82%, seguido do Youtube (79%) e Facebook (74%). Metade das empresas tem conta no Google + e 25% no Pinterest.
77% dessas empresas interagem no Twitter retuitando ou mencionando (@nome). 70% das empresas respondem aos comentários no Facebook.
93% das empresas atualizam semanalmente suas páginas do Facebook.
AMÉRICA LATINA
O uso do Twitter pelas empresas analisadas cresceu 53%. É a plataforma mais popular, com 53% (contra média global de 82%). Depois vem o Facebook com 50%, o Youtube com 31% apenas e os blogs com 12%, mas estes vêm apresentando quedas na maioria dos países da América Latina, incluindo o Brasil.
As empresas brasileiras têm, em média, mais de 515.000 seguidores no Facebook, liderando a região. Eram 1,8 mil apenas em 2010. Na Argentina, são 266 mil por empresa.
40% das empresas brasileiras pesquisadas já estão no Google+.
O Brasil tem a maior média de uso de redes sociais por empresas: 88%. Chile, Colômbia e México tem 76%, Argentina 64%, Peru 60% e o Uruguai 36%.
Saiba mais sobre os estudos em www.burson-marsteller.com/social.