"Não adianta apenas estar nas mídias sociais"
ORLANDO – Minha empresa deve estar no Facebook? Ter um blog? Investir agressivamente em mídias sociais? E o Twitter, preciso conversar com as pessoas por meio dele? Assim, com esses questionamentos, Randy Hlavac, da Northwestern University, começou sua palestra no La Cumbre, em Orlando, abordando o
ORLANDO – Minha empresa deve estar no Facebook? Ter um blog? Investir agressivamente em mídias sociais? E o Twitter, preciso conversar com as pessoas por meio dele? Assim, com esses questionamentos, Randy Hlavac, da Northwestern University, começou sua palestra no La Cumbre, em Orlando, abordando o tema “Marketing de Comunicação Integrada para a Indústria de Viagens”, realizada ontem.
Para começar, ele contou que 20% dos viajantes já estão usando mídias sociais para tomar decisões de viagens. Porém, na sua opinião, não adianta apenas estar no Twitter e no Facebook. É preciso ter foco e filtro. “As comunidades sociais são mais eficientes que as mídias sociais generalizadas. Nelas encontramos pessoas interessadas em um mesmo tópico e é mais fácil usar sua expertise de forma eficiente e focada”.
Segundo ele, a estratégia de estar na mídia social é bem diferente do marketing social eficaz. “Nas comunidades, os consumidores são mais engajados e estão abertos a ouvir o expert. Daí a chance de dar mais resultados efetivos para o seu produto e a sua empresa”, continuou. Por isso, na sua opinião, é preciso identificar as grandes oportunidades e os valores da empresa que interessem para as comunidades com foco no seu negócio.
Entre os conselhos que ele dá para as empresas interessadas em fazer sucesso nas comunidades estão: “seja engajado, divertido, informativo e confiável e, mais que tudo, esteja sempre lá quando o consumidor precisar de você. Não vale deixá-lo sem resposta”, disse Hlavac.
Para começar, ele contou que 20% dos viajantes já estão usando mídias sociais para tomar decisões de viagens. Porém, na sua opinião, não adianta apenas estar no Twitter e no Facebook. É preciso ter foco e filtro. “As comunidades sociais são mais eficientes que as mídias sociais generalizadas. Nelas encontramos pessoas interessadas em um mesmo tópico e é mais fácil usar sua expertise de forma eficiente e focada”.
Segundo ele, a estratégia de estar na mídia social é bem diferente do marketing social eficaz. “Nas comunidades, os consumidores são mais engajados e estão abertos a ouvir o expert. Daí a chance de dar mais resultados efetivos para o seu produto e a sua empresa”, continuou. Por isso, na sua opinião, é preciso identificar as grandes oportunidades e os valores da empresa que interessem para as comunidades com foco no seu negócio.
Entre os conselhos que ele dá para as empresas interessadas em fazer sucesso nas comunidades estão: “seja engajado, divertido, informativo e confiável e, mais que tudo, esteja sempre lá quando o consumidor precisar de você. Não vale deixá-lo sem resposta”, disse Hlavac.
*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite do La Cumbre, com serviços Alamo, GTA e Travel Ace