Leonardo Ramos   |   06/07/2017 18:02

Câmara aprova autarquia para administrar legado olímpico

Nomeada Autoridade de Governança do Legado Olímpico (Aglo), a autarquia deverá, entre outras funções, administrar todos os legados deixados pelos Jogos Olímpicos, como os ginásios esportivos e instalações criadas para o evento

Shutterstock
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (5) a Medida Provisória 771/17, que cria uma autarquia temporária para administrar o legado patrimonial e financeiro deixado pela Olimpíada e pela Paralimpíada de 2016. A medida ainda deve passar por aprovação do Senado.

Nomeada Autoridade de Governança do Legado Olímpico (Aglo), a autarquia terá a função de administrar todos os legados deixados pelos Jogos Olímpicos, como os ginásios esportivos, e ficará sediada no Rio de Janeiro. A Aglo substitui a Autoridade Pública Olímpica (APO), que cumpria a função até o momento. Porém, será temporária, funcionando até 30 de junho de 2019, ou até que sejam tomadas as providências de longo prazo necessárias à destinação do legado olímpico.

O novo órgão vai absorver os recursos patrimoniais, as obrigações, parte do quadro de cargos em comissão e funções gratificadas da APO, que foi extinta em 31 de março deste ano por meio de resolução do Conselho Público Olímpico. Além disso, a autarquia deve realizar estudos técnicos e pesquisas, elaborar planos e projetos, firmar contratos para viabilizar o uso das estruturas do legado olímpico e desenvolver programas que utilizem esse legado para o desenvolvimento esportivo e a inclusão social.

A Aglo ficará responsável ainda por elaborar o plano de utilização das instalações esportivas, sujeito à supervisão e à aprovação do Ministério do Esporte, ao qual a entidade está vinculada.


*Fonte: Agência Câmara Notícias

conteúdo original: http://bit.ly/2uOZKrC

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.