Experiência e premiunização: megatendências de consumo
Até 2030, oito grandes tendências irão impactar o mercado de bens e consumo no mundo, de acordo com a Euromonitor International.

Veja os principais destaques:
RETRAÇÃO DA CLASSE MÉDIA
De acordo com o estudo, tal tendência destaca a disputa da classe média em mercados desenvolvidos para manter sua posição econômica – conquistada e até então desfrutada antes da crise financeira global. Dessa forma, o consumidor de tal classe social "comemora quão pouco algo custa ao mesmo tempo que visa reduzir o desperdício", segundo a diretora de Economies and Consumers da Euromonitor, Sarah Boumphrey, uma das responsáveis pelo estudo.
MUDANÇA NAS FRONTEIRAS DOS MERCADOS
A Euromonitor também chama a atenção, no estudo, para o fato de que novos mercados estão sendo trazidos para o "centro das atenções" do mundo, uma vez que determinadas regiões já alcançaram seu potencial máximo. “A China é um bom exemplo. À medida que a saturação do mercado e a concorrência se intensificam nas principais cidades do país, as empresas buscam mercado em cidades de porte médio, mas com rápido crescimento. O aumento do investimento privado, o aumento da renda, melhor infraestrutura e acesso à internet de alta velocidade são alguns fatores atrativos nas cidades de porte médio na China", explica a head de Client Innovation, Zandi Brehmer, também responsável pela pesquisa.
MAIS EXPERIÊNCIAS
Assunto já abordado em diversos estudos em relação às tendências para o mercado turístico, a busca por experiências em detrimento da posse de bens também foi destacada pela Euromonitor. Nesse sentido, a expectativa é de que, até 2030, os gastos com serviços continuem crescendo em um ritmo mais acelerado que os de bens duráveis.
PREMIUNIZAÇÃO
A tendência de premiunização diz respeito a prioridades, segundo o estudo. Uma vez que as opções de produtos com preços que atendem a diferentes perfis de gastos são cada vez maiores, os consumidores podem agora gastar mais naquilo que significa mais para eles – e, ao mesmo tempo, acabam reduzindo os gastos com aqueles item menos significantes.
REINVENÇÃO DAS COMPRAS
Com as mudanças econômicas e, principalmente, tecnológicas, a forma de consumir bens e serviços está "em fluxo contínuo", conforme aponta a Euromonitor. Mudanças nos valores e o acesso à internet elevaram o nível de competitividade no mercado e, dessa forma, os consumidores realizam compras através de diversos canais. Assim sendo, as empresas precisam estar mais preparadas para engajar o cliente "a qualquer momento e em qualquer lugar".