EUA amargam queda de 14% de brasileiros no 1º semestre
Brasil enviou 720 mil turistas ao país presidido por Donald Trump neste período
Os Estados Unidos registraram queda de 15,3% no número de brasileiros no segundo trimestre deste ano na comparação com abril, maio e junho de 2016. Foram 344 mil brasileiros visitando o território norte-americano no período.
Aliás, nenhum mês deste ano houve variação positiva na emissão dos nossos turistas ao país. De janeiro a junho foi queda seguida de queda. A maior delas aconteceu em maio, quando 111,3 mil brasileiros visitaram os Estados Unidos, 22,3% de decréscimo em comparação ao quinto mês do ano passado.
No total do primeiro semestre, o Brasil enviou 720 mil turistas ao país presidido por Donald Trump, queda de 14,3% em relação aos seis primeiros meses de 2016. Ainda assim, figuramos no top 10 no ranking emissor internacional. O Brasil é o sétimo colocado neste quadro, se excluir Canadá e México, países fronteiriços. Ficamos atrás, respectivamente, de Reino Unido, Japão, China, Coreia do Sul, Alemanha e França.
Desses, apenas os sul-coreanos apresentaram alta significativa: 18,2% de alta em comparação ao primeiro semestre do ano passado. De resto, apenas quedas ou aumentos insignificantes. O líder Reino Unido, por exemplo, registrou quase 6% menos visitantes no mesmo período comparativo. O efeito Trump e suas medidas restritivas a estrangeiros pode estar entre as principais causas.