Victor Fernandes   |   07/08/2017 09:56

Contratar bem: complicado, mas totalmente realizável

Muitas vezes, um processo de contratação não é complicado apenas para os candidatos, mas também para o contratante. Este último deve tomar uma série de cuidados com a pessoa que está contratando, já que todos profissionais são im

Pixabay
Muitas vezes, um processo de contratação não é complicado apenas para os candidatos, mas também para o contratante. Este último deve tomar uma série de cuidados com a pessoa que está contratando, já que todos profissionais são importantíssimos para o bom funcionamento de uma empresa.

Pensando nessa dificuldade que é contratar, o advogado especialista na área trabalhista e presidente da Bento Jr. Advogados, Gilberto Bento Jr. (foto abaixo) identifica quatro etapas importantes para realizar contratações de sucesso: definir o cargo, fazer processo seletivo, pesquisar e avaliar experiência do candidato.
Reprodução/Linkedin

“O empresário consciente analisa resultados e deixa de lado a emoção para tomar decisões importantes para o negócio, portanto, é fundamental formar uma equipe de profissionais responsáveis, comprometidos e confiáveis”, afirma.

PASSO A PASSO
O planejamento é o ponto de partida. Então, é definido o perfil para o cargo a partir do que se espera da função e das tarefas diárias. Estabelecido, a próxima etapa seria o processo seletivo, no qual você peneira os melhores dentre os que já possuem uma identificação com o cargo em questão.

Após essas duas primeiras fases, o esperado é que se tenha um número pequeno de candidatos para que possa dar continuação com a pesquisa. Neste momento, a intenção é saber se a pessoa que se pretende contratar seja compatível com a vaga e com a empresa também, e é válido de fóruns criminais a Facebook.

E a última fase, ocorre com o profissional já contratado, durante o período de experiência, que contempla os 90 primeiros dias na empresa. Compatibilidade de humores, pontualidade, faltas, defesa dos interesses da empresa e a observação dos resultados são indicadores essenciais.

“Esse não é um processo simples, é necessária uma atenção redobrada para encontrar o perfil ideal e não sofrer com demissões e substituições”, avaliou Bento Jr.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados