Bruna Murback   |   09/01/2017 10:14

6 dicas de sucesso para empreender em 2017

Executivo Laercio Ara dá dicas para ajudar os empreendedores a ter sucesso nos negócios em 2017

Para muitas pessoas, ter o próprio negócio é um sonho. No entanto, a jornada do empreendedorismo é cheia de obstáculos e é normal surgirem dúvidas e incertezas, o que pode desanimar o futuro empreendedor.

Determinação, perseverança e motivação são ingredientes essenciais para se manter firme na caminhada do empreendedorismo. Ainda, é de suma importância saber gerenciar os aspectos de uma empresa, desde o financeiro até a área de comunicação, passando ainda por gestão de pessoas.

O executivo Laercio Ara deu algumas dicas para ajudar os empreendedores nesta fase de construção de marca. Confira.

1- PLANEJAMENTO
O planejamento é fundamental para garantir as chances de sucesso em um negócio. O plano de negócios é um documento que descreve detalhadamente a empresa, seus produtos e serviços, bem como quem serão os consumidores. Ele aborda o mercado em que se irá atuar, concorrentes, produtos, logística, e aspectos financeiros, como cálculos de custos.

Outro ponto importante é a padronização dos processos, visando sempre a melhoria contínua. Isso aumenta a produtividade.

Mais uma alternativa para um planejamento de sucesso é prever a gestão de riscos, através da identificação, qualificação, e planos de ação e contingência. Para a gestão de risco, uma referência é o guia de conhecimento de gerenciamento de projetos do PMI (Project Management Institute)

Pixabay
Cálculo de custos e payback é parte fundamental da preparação para abrir um negócio
Cálculo de custos e payback é parte fundamental da preparação para abrir um negócio

2 – ESTIMAR CUSTOS
Os custos, assim como as taxas iniciais devem ser mensurados no planejamento. A maioria dos empreendimentos são planejados apenas com os valores de investimento para implantação. O empreendedor precisa estar ciente do DRE (demonstrativo de resultados) que oferece uma síntese econômica das atividades operacionais e não operacionais de uma empresa, que mostra se há lucro ou prejuízo. Já o termo “payback” é um dos indicadores utilizados na análise de retorno de projetos que indica o tempo necessário para o lucro acumulado gerado igualar o investimento inicial. Ele é mensurado em dias, meses ou anos.

3 – CAPITAL DE GIRO
O payback de um investimento normalmente ocorre entre 18 a 36 meses. Dentro do planejamento inicial, o empreendedor deve reservar um valor de capital de giro para sustentar a operação de seu negócio, até que fique totalmente estabilizado.

4 - ESCOLHENDO UM NICHO
Um aspecto importante é gostar do produto, já que irá trabalhar diretamente com ele. Além do mais, definir o nicho do negócio ajuda a segmentar o público-alvo, além de ajudar a ser objetivo e específico nas ações, o que aumenta a probabilidade de sucesso e geração de valor. Por exemplo, se vai abrir uma agência de viagens, que público terá em mente? No mais, ter o nicho do negócio definido otimiza os recursos para fidelizar e atrair novos cliente. “Foco no que é foco”, diz o executivo.


Shutterstock
Não tente fazer tudo sozinho. Ter aliados é importante no planejamento
Não tente fazer tudo sozinho. Ter aliados é importante no planejamento

5 – ACOMPANHAMENTO
Uma boa dica é procurar referências de mercado e comparar com seu planejamento. Definir os controles sobre o planejamento realizado é a melhor opção para se saber se está atingindo as metas estabelecidas, e se o caminho planejado está sendo executado com eficiência.

6 - COMO FAZER ISSO?
Há algumas metodologias de controle e resolução de problemas mais conhecidas, como Ver e Agir, para problemas de baixa complexidade; FCA (fato causa e ação) e PDCA (planejar, fazer, controlar e agir) para problemas de nível médio; e Seis Sigma, para os de alta complexidade, que exige o uso de ferramentas estatísticas. Pesquise a fundo sobre elas e escolha a mais adequada.


*Fonte: Empreendedor.com.br

conteúdo original: http://bit.ly/2hZlzxP

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.