3 maneiras de tornar o dia a dia no trabalho mais simples
Diante do constante fluxo de informações absorvidas no dia a dia de trabalho, é muito provável que algumas tarefas pareçam se tornar mais difíceis do que na realidade são. Na verdade, tudo pode ser uma questão de saber agilizar e facilitar pro
Diante do constante fluxo de informações absorvidas no dia a dia de trabalho, é muito provável que executar algumas tarefas pareça mais complicado do que na realidade é. Mas tudo pode ser apenas uma questão de saber agilizar e facilitar processos, o que criará espaço para que o trabalho realmente importante possa ser feito.
Confira a seguir três dicas sobre como tornar seu negócio menos complicado:
1- Incentive seus funcionários de formas diferentes
Olhe sempre para o quadro geral de funcionários de sua empresa. Além de isso te dar mais clareza sobre o porquê de cada pessoa estar ali, pode ser útil na hora de delegar tarefas. É importante fazer, também, uma relação de metas - com números precisos - a serem atingidas a curto, médio ou longo prazo. Ao visualizarem os objetivos, os funcionários se sentirão mais estimulados a tornarem tangíveis o que a princípio parece abstrato.
2. Saiba muito bem as funções de cada um dentro da empresa
É claro que para contornar obstáculos é preciso ter uma boa dose de flexibilidade. Mas ajudará muito também se cada membro da equipe souber exatamente qual é a sua função dento da empresa - e a dos outros, o que significa saber a pessoa exata a quem recorrer quando aparece algum imprevisto. Isso reduzirá o trabalho desnecessário e incentivará a responsabilidade e o trabalho em equipe. Quando muitas pessoas não sabem as funções exatas dos outros colegas de equipe, o ambiente de trabalho se torna motivo fácil de frustrações - e até brigas - dentro da empresa, reduzindo de forma geral a produtividade.
3. Racionalize a comunicação
Isso pode fazer uma grande diferença em seus processos de trabalho. Já se perguntou por que muitas vezes você deixa para responder todos os e-mails de uma só vez? Não seria mais fácil ir respondendo as mensagens à medida que elas chegam? Se alguém ligar para você, ligue imediatamente de volta. Se alguém lhe enviar mensagens de texto, responda assim que puder. Se alguém lhe enviar um e-mail, tente responder dentro de 24 horas. Isso estabelece padrões claros de comunicação e alivia a pressão desnecessária para responder a tudo ao mesmo tempo, deixando tempo para que outras tarefas possam ser feitas.
Outro ponto importante é não sobrecarregar grupos de Whatsapp ou redes sociais com mensagens que não sejam direcionadas a todos os participantes. Envie as mensagens certas para as pessoas certas.
Confira a seguir três dicas sobre como tornar seu negócio menos complicado:
1- Incentive seus funcionários de formas diferentes
Olhe sempre para o quadro geral de funcionários de sua empresa. Além de isso te dar mais clareza sobre o porquê de cada pessoa estar ali, pode ser útil na hora de delegar tarefas. É importante fazer, também, uma relação de metas - com números precisos - a serem atingidas a curto, médio ou longo prazo. Ao visualizarem os objetivos, os funcionários se sentirão mais estimulados a tornarem tangíveis o que a princípio parece abstrato.
2. Saiba muito bem as funções de cada um dentro da empresa
É claro que para contornar obstáculos é preciso ter uma boa dose de flexibilidade. Mas ajudará muito também se cada membro da equipe souber exatamente qual é a sua função dento da empresa - e a dos outros, o que significa saber a pessoa exata a quem recorrer quando aparece algum imprevisto. Isso reduzirá o trabalho desnecessário e incentivará a responsabilidade e o trabalho em equipe. Quando muitas pessoas não sabem as funções exatas dos outros colegas de equipe, o ambiente de trabalho se torna motivo fácil de frustrações - e até brigas - dentro da empresa, reduzindo de forma geral a produtividade.
3. Racionalize a comunicação
Isso pode fazer uma grande diferença em seus processos de trabalho. Já se perguntou por que muitas vezes você deixa para responder todos os e-mails de uma só vez? Não seria mais fácil ir respondendo as mensagens à medida que elas chegam? Se alguém ligar para você, ligue imediatamente de volta. Se alguém lhe enviar mensagens de texto, responda assim que puder. Se alguém lhe enviar um e-mail, tente responder dentro de 24 horas. Isso estabelece padrões claros de comunicação e alivia a pressão desnecessária para responder a tudo ao mesmo tempo, deixando tempo para que outras tarefas possam ser feitas.
Outro ponto importante é não sobrecarregar grupos de Whatsapp ou redes sociais com mensagens que não sejam direcionadas a todos os participantes. Envie as mensagens certas para as pessoas certas.