Roberta Queiroz   |   12/09/2016 17:51

Faça você mesmo: como operadoras podem criar estatísticas

Confira 9 maneiras de ter dados focados no crescimento de sua empresa

Você pode até não gostar de ver centenas de números amontoados em uma mesma página, mas precisa reconhecer o quanto as estatísticas são importantes para diagnosticar o andamento do seu negócio. Estatísticas desenhadas e explicadas de forma didática e dinâmica desempenham um papel ímpar na indústria de viagens ao apontar tendências, perfis, quedas, aumentos e diversos outros índices. Do contrário, a má interpretação pode prejudicar seriamente uma empresa e até levá-la à falência.


No entanto, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso esperar a estatística de um centro de pesquisas ou alguma entidade do gênero para obter parâmetros. Criá-las para uso interno pode ser uma bela ferramenta para, por exemplo, promover um destino com êxito. A criação, no entanto, precisa de cautela. Quando o objetivo envolve a divulgação de uma cidade como destino final, a empresa deve recolher informações sobre as pessoas que já visitam o local. Idade, atividades favoritas e tempo de permanência são perguntas obrigatórias no instrumento de medição – geralmente um questionário.

O desenvolvimento desse questionário não é tão simples quanto parece. É necessário seguir alguns passos para não cair em armadilhas e obter todas aquelas informações desejadas no início.

Confira a seguir nove passos para compor um questionário e, consequentemente, uma estatística, com êxito.

1. PROFISSIONAL
Antes de disparar o questionário para o público, consulte um profissional que já estudou estatística. Deixe que ele examine o questionário a ser distribuído. É mais fácil corrigir algum deslize antes do que depois da distribuição. Tenha em mente que apenas uma pessoa devidamente capacitada pode determinar uma técnica correta para solucionar o seu problema de pesquisa.


2. ESTILO
Pesquise e selecione o estilo de questionário mais adequado às suas necessidades. Cada estilo de coletar informações tem suas próprias vantagens e desvantagens. Tome cuidado ao avaliar o custo, afinal, pode ser que a opção mais barata acabe saindo mais cara. Novamente: um profissional sempre é bem-vindo para dar consultoria.

3. COMPOSIÇÃO
Desenhe seu questionário com cuidado e profissionalismo. Um bom questionário deve ser coeso e coerente para que todos os entrevistados entendam a questão da mesma forma e o duplo sentido seja evitado.

4. TAMANHO
O comprimento de um questionário importa e você precisa ter cautela para não ultrapassar os limites. A maioria dos turistas em férias não quer ser incomodada com o preenchimento de um questionário. Portanto, se você fizer muitas perguntas, será recompensado com um questionário em branco. A impressão do questionário também deve ser de qualidade. Afinal, ninguém irá se esforçar para entender letras miúdas e repleta de falhas. Capriche.


5. COLABORAÇÃO
Converse com as pessoas que distribuirão o questionário antes mesmo de desenvolvê-lo. Ter a cooperação delas fará com que as perguntas cheguem, de fato, às mãos dos turistas e que o dinheiro investido pela sua empresa não seja jogado no lixo.

6. MODELO SOCIAL
Harmonize as informações captadas com um modelo social. As estatísticas só podem render bons frutos se estiverem ligadas a algum modelo baseado em pessoas.

7. INTERPRETAÇÃO
Tenha cuidado com a interpretação de dados. Turistas são difíceis de definir porque eles tendem a responder de forma aleatória, sem se ater ao conteúdo da pergunta. Por isso, é sempre bom combinar a análise quantitativa com alguma qualitativa a fim de verificar a precisão dos dados fornecidos pelo entrevistado.


8. ATENÇÃO
Saiba exatamente o que você está buscando. Ao verificar as respostas de uma pesquisa sobre determinado hotel, por exemplo, lembre-se que essas respostas refletem apenas as opiniões dos hóspedes desse empreendimento.

9. INCENTIVO
Crie um sistema de recompensa para incentivar o turista a participar da enquete. Um cupom de desconto em algum estabelecimento local pode ser o incentivo necessário para aumentar o índice de respostas, bem como a qualidade e utilidade dos dados.


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