Sem e-mails fora de hora: veja como melhorar a gestão
O consultor da People+Strategy, Fernando Ceglio, afirma que funcionários desequilibrados costumam estar inseridos em modelos de negócios que envolvem pressão. Muitas vezes o próprio líder não percebe como esse modelo pode afetar a saúde dos colaborad
Não sabe se a sua gestão é boa ou ruim? Então comece a avaliar seus hábitos diários para obter respostas. Se você é um líder que espera prontidão do funcionário fora do horário do expediente sem que ele tenha retorno, por exemplo, o seu modo de atuar precisa de ajustes.
Essa é a opinião do consultor da People+Strategy Fernando Ceglio. O especialista afirma que funcionários desequilibrados costumam estar inseridos em modelos de negócios que envolvem pressão. Muitas vezes o próprio líder não percebe como esse modelo pode afetar a saúde dos colaboradores e comprometer o rendimento da empresa.
Ceglio cita o envio de e-mails no final de semana como uma prática a ser erradicada. “O gestor não avalia se isso é necessário, ele não para pra pensar qual vai ser o sentimento de quem recebe o e-mail”, opinou. “Quem recebe corre o risco de ficar constrangido e se sentir obrigado a respondê-lo com medo de represálias, com medo do gestor achar que ele não veste a camisa”, completou.
Segundo o consultor, quando o funcionário decide responder, o líder, do outro lado, entende que aquela pessoa está 100% disponível e a gestão entra num círculo que prejudica a tríade formada por saúde, equilíbrio e satisfação do colaborador. E, sim, existem outros modelos para gerir uma empresa.
“Calibrar a forma como você atua com a equipe, planejar mais e cumprir o planejamento. Isso é fundamental para você não gerar impacto negativo na satisfação da sua equipe”, aconselhou.
Essa é a opinião do consultor da People+Strategy Fernando Ceglio. O especialista afirma que funcionários desequilibrados costumam estar inseridos em modelos de negócios que envolvem pressão. Muitas vezes o próprio líder não percebe como esse modelo pode afetar a saúde dos colaboradores e comprometer o rendimento da empresa.
Ceglio cita o envio de e-mails no final de semana como uma prática a ser erradicada. “O gestor não avalia se isso é necessário, ele não para pra pensar qual vai ser o sentimento de quem recebe o e-mail”, opinou. “Quem recebe corre o risco de ficar constrangido e se sentir obrigado a respondê-lo com medo de represálias, com medo do gestor achar que ele não veste a camisa”, completou.
Segundo o consultor, quando o funcionário decide responder, o líder, do outro lado, entende que aquela pessoa está 100% disponível e a gestão entra num círculo que prejudica a tríade formada por saúde, equilíbrio e satisfação do colaborador. E, sim, existem outros modelos para gerir uma empresa.
“Calibrar a forma como você atua com a equipe, planejar mais e cumprir o planejamento. Isso é fundamental para você não gerar impacto negativo na satisfação da sua equipe”, aconselhou.
*Fonte: Exame