Trabalho: 4 posturas que te colocam na "lista negra"
Negar novas funções e desafios dentro da empresa pode te colocar em maus lençóis

Quando a demissão acontece, há quem a justifique por conta dos salários mais elevados do que os demais. No entanto, a análise quem fica e quem sai muitas vezes tem mais a ver com observações de comportamento - em momentos de crise e nos bons- do que com a quantidade de zeros no holerite.
1- FALTA DE RELEVÂNCIA
Uma dos fatores para analisar todos os departamentos e funcionários da empresa na hora de uma reestruturação é a falta de relevância do seu trabalho para a empresa. Se suas entregas não fazem muita diferença para o resultado final, seu emprego pode estar em uma posição insegura.
Entretanto, se sua forma de atuar tem grande impacto dentro da organização e seu trabalho é feito de maneira impecável, é provável que seu nome saia lista de demissões e chegue na de promoções.

2 - DEDICAÇÃO
A luz está vermelha em direção ao seu emprego caso você tenha trabalhado com menos dedicação e comprometimento. A pior posição para se estar quando uma reestruturação pode acontecer é acomodado, restrito apenas às tarefas básicas e fora de sintonia com o restante da empresa.
Em momentos de crise é preciso mostrar ainda seu lado de visão para o futuro, pensando sempre no crescimento da empresa e até mesmo no seu pessoal dentro dela. Não é porque passamos por um momento turbulento na economia que é preciso tirar o pé do acelerador no trabalho.

3 - AGENDA NEGATIVA
Reclamar do barulho, da equipe reduzida e do aumento de tarefas pode fazer com que o seu nome pare na "lista negra" dos chefes. Apesar de todas as adversidades do caminho, é preciso saber lidar com elas. Não leve problemas, busque apresentar soluções.
4 - "NÃO" A NOVA FUNÇÕES E NOVOS DESAFIOS
Dentro das empresas existem claramente dois tipos de funcionários, os que enxergam na redução da equipe mais trabalho e um pesadelo. E quem faz disso uma oportunidade para crescer centro da própria empresa.
Caso você se encaixe no primeiro grupo é provável que seu nome esteja na lista de demitidos. Já que por razões simples, os funcionários que estão abertos a novos desafios tendem a ser preteridos em momentos de cortes.
*Fonte: Exame