Diego Verticchio   |   10/12/2015 11:44

Estratégias para otimizar o seu negócio em 2016

Conheça metodologias para aplicar com sua equipe

Existem diversas estratégias elaboradas especialmente para melhorar os negócios, sejam em relação ao ambiente de trabalho, resultados ou inovação. Não são ferramentas que custam caro, muito pelo contrário, o único gasto, na maioria das vezes, será de energia e empenho para implementá-las. Mas vale a pena, já que dentro dos resultados estão maior rapidez e eficiência na realização de tarefas e projetos, mais criatividade, engajamento e comprometimento da equipe, além de corte de despesas, progressão no relacionamento com os clientes, enfim, uma otimização geral do modelo de gestão.

Conheça dez conceitos que podem trazer muito mais sucesso ao seu empreendimento no ano que vem.

1. STORYTELLING
Essa estratégia tem como objetivo auxiliar a empresa na construção do relacionamento com os clientes. Hoje, contar histórias é o caminho escolhido por muitas organizações para vender produtos, defender conceitos e aproximar a marca de seu público-alvo, usando estruturas narrativas com personagens, lugares e enredo. Na apresentação são destacadps o protagonista e o cenário, com o objetivo de criar uma situação com a qual o seu cliente se identifique. No desenvolvimento ocorrem os conflitos, no qual o personagem principal passa por problemas até atingir o clímax. Na resolução, o seu produto/serviço chega para salvar o dia.

O processo inclui sete etapas: ouvir, aprender, descobrir, explorar, criar, comunicar e encantar. Isso significa que se deve pensar quem é o seu público-alvo e como gostaria de ser percebido por ele, buscando uma narrativa que prenda a atenção – filmes, vídeos, depoimentos, animações e outros recursos. Para convencer, também é indicado usar cases de sucesso e mostrar que o trabalho da sua equipe faz diferença na vida das pessoas. Entenda melhor nos vídeos abaixo:

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2. GAMIFICATION
É a estratégia de interação entre pessoas e empresas que visa oferecer incentivos para estimular o comprometimento do público com as marcas de maneira lúdica. Na prática, Gamification corresponde ao uso de mecanismos de jogos orientados com o objetivo de resolver problemas práticos ou despertar engajamento. A aplicação dessa técnica pode trazer aumento de produtividade, encorajar comportamentos, atenuar efeitos de tarefas repetitivas e auxilia no treinamento e aprendizado de novas tecnologias. As tarefas podem ser direcionadas a divulgação, avaliação ou captação de novos clientes/serviços/produtos para a marca. Quando realizadas com êxito, os participantes ganham bônus, desde incentivos virtuais, como medalhas, até prêmios físicos.

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3. DESIGN THINKING
O Design Thinking ajuda na imersão e no entendimento de parâmetros essenciais para criar projetos de melhor qualidade. O conceito prevê que a capacidade criativa poderia ir além do desenho, ajudando a repensar o negócio sob a perspectiva do consumidor final. De acordo com o livro Design Thinking, Inovação em Negócios, a essência do conceito é colocada em três passos: imersão, na qual a equipe do projeto se aproxima do contexto do problema sob diferentes pontos de vista; análise e síntese, etapa de análise e organização das informações coletadas, para obter padrões e criar desafios que auxiliem na compreensão do problema; ideação, na qual o objetivo é a geração de ideias inovadoras para o tema do projeto, utilizando ferramentas como brainstorming e workshop de cocriação; e prototipação, momento de tirar as ideias do papel, quando o protótipo irá ajudar na validação das ideias geradas.



4. GAMESTORMING
Para os negócios até então era vital a busca por objetivos concretos e um processo previsível para atingir as metas. Por outro lado, o conceito do gamestorming vai na contramão dessa lógica ao aceitar e tirar vantagens de resultados não planejados. A estratégia abrange práticas que utilizam o conceito dos jogos com o intuito de estimular o engajamento e a colaboração entre as pessoas e, assim, resolver problemas e desafios. Com atividades direcionadas é possível superar conflitos e aumentar o comprometimento; aprimorar a colaboração e a comunicação; gerir melhores ideias e em maior quantidade; encurtar reuniões e as tornar mais produtivas; e identificar problemas e propor soluções.

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5. SCRUM
Scrum é um conjunto simples, mas poderoso de princípios e práticas que ajudam equipes a entregar resultados em ciclos curtos, permitindo um feedback rápido, melhoria contínua e rápida adaptação. A estratégia é direcionada para qualquer pessoa/empresa que tenha um projeto complexo. Entenda melhor como funciona no vídeo abaixo.

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6. 5W2H
O 5W2H é um checklist de atividades específicas que devem ser desenvolvidas com o máximo de clareza e eficiência por todos os envolvidos em um projeto. A sigla corresponde às iniciais (em inglês) de sete diretrizes. São elas: what (o que será feito); why (por que será feito), where (onde será feito), when (quando), who (por quem será feito), how (como será feito) e how much (quanto vai custar). Com estas respostas, você terá um mapa de atividades que ajudará a seguir todos os passos de um plano, tornando a execução mais clara e efetiva. A ferramenta também auxilia no controle das tarefas da sua empresa, resultando em economia de tempo e recursos. Após definir os tópicos sobre a atividade a que vai aplicar a estratégia, elabore uma tabela com o que foi planejado para cada departamento. Essa ação pode ser útil nas mais diversas ocasiões – desde o lançamento de um novo produto, contratações até a redução do consumo de água.

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7. LEAN STARTUP
O conceito de lean (que pode ser traduzido como enxuto) envolve a identificação e eliminação sistemática de desperdícios. O objetivo da estratégia é atuar em cada item de desperdício de tempo, custo ou recursos, para chegar a uma qualidade maior e um time-to-market mais rápido. O termo Lean Startup vem tentando transformar uma metodologia pensada para startups de tecnologia em uma tática aplicável a qualquer empreendimento. O conceito envolve o ciclo Build-Measure-Learn (Construir - Medir - Aprender), levando em conta processos ágeis de desenvolvimento de produtos e interação constante com os usuários para testar diferentes hipóteses de como o produto se encaixa no mercado.

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8. MVP
A metodologia de Lean Startup – explicada no tópico anterior – também trata sobre a definição do Produto Mínimo Viável (MVP, do inglês Minimum Viable Product), como um dos marcos importantes no ciclo de vida de um empreendimento. A estratégia visa integrar esse entendimento aos conceitos "produto" e "viável" para encontrar o melhor ponto na balança – algo a que o cliente dê valor, usando o menor número de recursos no menor tempo possível. Encontrar um MVP, normalmente é fruto de várias iterações, tentativas, erros, medições e protótipos testados junto a muitos usuários.

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9. PIVOT
Pivot é uma mudança na estratégia do negócio, que pode ser feita em qualquer parte do modelo, desde a maneira de cobrar até a proposta de valor. Um pivot normalmente acontece depois de realizar testes e descobrir problemas na estrutura do empreendimento. Muitos destes não exigem modificações estratégicas e podem ser resolvidos aprimorando algum aspecto do produto, mas, às vezes, é preciso reorganizar o sistema. É isso que se chama pivot. No Brasil, é comum ouvir a expressão “pivotar” como maneira de dizer “aplicar um pivô”, ou seja, trocar o método.

10. AUTÓPSIA
Autópsia, ou Reunião de Avaliação Pós-Projeto (RAPPs) é um encontro em que se discute depois de terminar cada plano. A pauta é simples, já que apenas quatro questões devem ser discutidas. São elas: o que fizemos bem; o que fizemos mal; quais surpresas encontramos; e em que podemos melhorar. O objetivo é repetir os acertos, evitar os erros, adiantar e solucionar imprevistos e pensar em novas maneiras de avançar e melhorar o trabalho.

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