Maria Izabel Reigada   |   28/12/2011 17:28

Crise na Espanha faz surgir novo tipo de consumidor

Os consumidores espanhóis acreditam que a crise os fez aprender a comprar melhor.

Os consumidores espanhóis acreditam que a crise os fez aprender a comprar melhor. Pelo menos isso é o que disseram 40% dos entrevistados pela GFK, empresa especializada em estudos de mercado, em pesquisa realizada em mais de mil lares da Espanha com público-alvo maior de 15 anos. Segundo a pesquisa, a recessão econômica que afeta a Espanha está criando um novo tipo de consumidor, denominado “X-tremo”. “Podemos falar de uma nova geração de consumidores que buscam manter o controle e ganhar no jogo de encontrar o melhor preço”, explica a responsável pelo estudo na GFK, Gabrielle Nauton.

“São notáveis as diferenças que se podem identificar nos consumidores desde o início da crise. Agora o comprador X-tremo assume e manifesta seu poder”, completa. Segundo ela, o comprador X-tremo conta com mais recursos tecnológicos, ferramentas e acesso à informação sobre qualquer produto. De acordo com a pesquisa, 45% dos consumidores disseram gastar mais tempo informando-se sobre os produtos do que na compra dos mesmos. Em relação a viagens, a pesquisa apontou ainda que 37% dos entrevistados reduziu seu gasto com viagens.

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