Brexit: premiê britânica descarta reverter saída da UE
Premiê disse que o processo formal de saída da União Européia será desencadeado até o final de março
Durante sua primeira entrevista televisiva do ano, a primeira ministra britânica Theresa May deu fortes evidências de que a Grã-Betanha irá realmente deixar a União Européia em breve, enquanto ainda negocia o melhor acesso possível ao mercado comum do bloco. Conforme se estendeu a demora para o Reino Unido acionar o artigo 50, que inicia o processo formal de desligamento do bloco europeu, dúvidas a esse respeito começaram a ela aparecer.
A primeira ministra disse que o artigo 50 será desencadeado até o final de março. Theresa May também afirmou que uma vez fora da União, o Reino Unido poderá ter mais controle sobre a imigração aos seus países e definir regras para as pessoas que vem para o Reino Unido de outros países europeus.
"Nós estamos saindo. Estamos saindo ", reafirmou ela, acrescentando que Londres ainda "quer o melhor acordo possível 'em termos de comércio'" com a UNião Europeia. A intenção é manter uma boa relação ainda que o Reino UNido saia do bloco.
Os líderes da União Européia dizem que o Reino Unido deve permitir a livre circulação de pessoas de toda a União Europeia, caso queira o acesso ao mercado único sem tarifas. Muitos legisladores britânicos dizem que a adesão ao mercado único é crucial para a economia britânica.
May disse que dará mais detalhes a cerca dos planos envolvendo o Brexit nas próximas semanas.
*Fonte: Sky News