Renato Machado   |   05/09/2016 12:39

Crianças desacompanhadas são trocadas em voo

Um erro de operação da companhia aérea norte-americana Jet Blue colocou crianças que viajavam sem os pais em voos errados. Acompanhados por funcionários da empresa, os pequenos passageiros foram trocados e enviados um para o destino do outro. A mãe de um do


Um erro de operação da companhia aérea norte-americana Jet Blue colocou crianças que viajavam sem os pais em voos errados. Acompanhados por funcionários da empresa, os pequenos passageiros foram trocados e enviados um para o destino do outro. A mãe de um dos garotos,informou o NY Daily News, garante que irá processar a companhia.

Há pouco mais de duas semanas, Maribel Martinez foi ao aeroporto JFK para recepcionar seu filho, Andy Martínez Mercado, de apenas cinco anos, que passara as férias de verão na República Dominicana com familiares que ali vivem. Ao ser apresentada a uma outra criança, com o passaporte de seu filho, Maribel entrou em desespero: “não, esta não é minha criança”.

Aos poucos as informações chegaram e foi confirmada a troca. O filho de Maribel Martinez estava em Boston, distante 344 quilômetros de Nova York, cidade onde moram. “Eu pensei que ele havia sido sequestrado. Achei que nunca mais veria meu filho”, conta a mãe de Andy.

Descoberto o erro, Maribel Martinez conseguiu falar por telefone com o pequeno Andy, que estava no aeroporto de Boston. “Mamãe, eles me colocaram em outro avião”, se recorda de ter ouvido de seu filho.

Para ter seu filho acompanhado até a aeronave, Maribel pagou uma taxa de US$ 100. No site da empresa, ao fornecer o serviço, a Jet Blue anuncia: “descanse tranquilo(a) enquanto nossas equipes a bordo e nos aeroportos estarão a postos para garantir que a viagem seja confortável para sua criança e tranquila para você.”

De acordo com a companhia aérea, as crianças foram colocadas em voos para os destinos corretos no mesmo dia. “Duas crianças desacompanhadas da mesma idade e viajando separadamente de Santiago, República Dominicana, um para Nova York (JFK), outra para Boston, embarcaram em voos para o destino incorreto”, afirmou em comunicado a Jet Blue. “Ao tomar conhecimento do erro, nossas equipes em ambos os aeroportos imediatamente trataram de fazer com que eles chegassem em seus destinos corretos. Como as crianças estão sempre sob cuidado e supervisão de um membro da tripulação, a Jet Blue compreende que a situação foi angustiante para os familiares.”

Além de devolver os US$ 475 gastos na passagem de Andy, a Jet Blue ofereceu à família um crédito de US$ 2.1 mil em viagens futuras. Nada que impedisse Maribel Martinez de contatar o advogado Sanford Rubenstein para tomar medidas legais contra a empresa no episódio.

“Todo pai consegue entender o medo que uma mãe passa ao saber que seu filho está desaparecido”, afirmou Rubenstein. “Isso jamais deveria ter acontecido e os empregados da Jet Blue deveriam estar envergonhados deles mesmos.”

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