Há fórmula do hotel perfeito? OTA tenta provar que sim
A fórmula, que foi criada para promover a premiação dos "Preferidos entre os hóspedes" da rede
O que seria um hotel perfeito para seu hóspede? E para você? Quantificar de maneira eficaz a satisfação dos clientes não é uma tarefa fácil. A OTA Hoteis.com criou uma fórmula baseada na análise de aproximadamente 148 milhões de avaliações de clientes. De acordo com a rede, a fórmula, que foi criada para promover a premiação dos "Preferidos entre os hóspedes", indica que os elementos mais simples são responsáveis pelos níveis mais elevados de perfeição dos hotéis.
Elementos como conforto e limpeza, segundo a avaliação, são 35 vezes mais importantes do que um excelente (ou abundante) café da manhã, uma piscina de luxo ou uma moderna máquina de café no quarto. Outro resultado que merece a atenção, segundo a rede, é que embora os clientes desejem a disponibilidade do wi-fi grátis, a cordialidade dos funcionários se mostra dez vezes mais importante.
Confira a fórmula elaborada pela rede e entenda seus elementos.
D25+ L35+ C10+ Pr2+ T + Cf + A7 + P + W + ½B = Hotel perfeito | |
Incógnitas | Significados |
D | nível de disponibilidade e cordialidade dos funcionários |
L | nível de limpeza do quarto |
C | nível de conforto das camas oferecidas |
Pr | nível de conveniência de preços |
T | nível de tranquilidade nos quartos |
P | presença de piscina |
Cf | inclusão de café da manhã |
A | nível de acesso/localização/distância |
W | disponibilidade de wi-fi grátis |
B | opções de bebidas disponíveis nos quartos |
PH | nível de perfeição do hotel |
"A análise de mais de 148 milhões de avaliações de hóspedes da Hoteis.com evidencia que os fatores de maior importância para os clientes estão relacionados às suas necessidades humanas básicas e inconscientes", destaca o especialista em psicologia do consumidor que liderou a pesquisa da Hoteis.com, Simon Moore. Segundo ele, do ponto de vista psicológico, os visitantes tendem a pesar mais suas opiniões a partir de riscos e o desconfortos — o que explica a razão de a limpeza e o conforto serem tão essenciais.
Já o diretor de Marketing para América Latina, Juan Pasquel, afirma que as recomendações e comentários de hóspedes são sempre utilizadas por outros visitantes a fim de formular uma opinião sobre o local — e, então, fazer a reserva. "O comportamento dos consumidores nos mostra que as avaliações dos hóspedes estão se tornando mais relevantes do que a tradicional classificação por estrelas dos hotéis", afirma.
Para mais informações das avaliações dos hóspedes e sobre a premiação dos hotéis preferidos, acesse o site da rede.