Airbnb aposta em experiência e descentralização do Turismo
Quase dez anos depois de ser fundado, o Airbnb continua de olho nos principais consumidores de tecnologia, os millennials, que até 2015 representarão 66% da força de consumo, juntamente com a geração Z.
O Airbnb surgiu com a internet e em uma cidade famosa pelas ideias criativas no setor de tecnologia: São Francisco, nos Estados Unidos.
Quase dez anos depois de ser fundada, a plataforma continua de olho nos principais consumidores de tecnologia, os millennials, que até 2015 representavam 66% da força de consumo, juntamente com a geração Z.
“O que motiva os millennials a viajar é experimentar novas culturas”, disse o diretor geral do Airbnb no Brasil, Leonardo Tristão.
Pensando nisso, em outubro do ano passado a empresa lançou o Trips, plataforma que permite que locais ofereçam experiências para viajantes. Ela já funciona em 12 cidades e a empresa irá ampliá-la para mais 39 até o final do ano, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo.
O Airbnb também pretende continuar descentralizando as opções de estadia para os turistas e a renda gerada pelas acomodações. “O crescimento do desemprego acompanha o crescimento no número de anfitriões no Brasil”, destaca o diretor.
Segundo ele, as famílias estão percebendo que receber hóspedes via Airbnb é uma forma real de aumentar a renda. “Estamos democratizando a receita, pois 75% de todos os anúncios do Airbnb no mundo estão fora dos principais eixos hoteleiros”, afirmou.
Quem fica em um bairro afastado de pontos turísticos também contribui para a economia local. Somente durante o período das Olimpíadas do ano passado, mais de 50 bairros cariocas receberam turistas por meio do Airbnb.
Tristão também destaca que o segmento de anfitriões que mais cresce é o da faixa de mais de 60 anos, que geralmente possuem imóveis maiores e vazios, já que seus filhos não moram mais com eles. “Isso ajuda a suprimir a solidão, a síndrome do ninho vazio, e também é bom para os hóspedes, que são tratados como pessoas da família”.
Ainda segundo o diretor, 31% dos viajantes não teriam viajado ou teriam ficado menos tempo no destino se não tivessem usado o Airbnb. “Estamos crescendo o bolo”.
SOBRE O EVENTO
O Fórum PANROTAS 2017 ocorre entre 13 e 14 de março, no Grand Hyatt São Paulo, e é uma realização da PANROTAS Editora. O evento tem a aliança institucional da CNC Sesc Senac e patrocínio Accor Hotels, Air France-KLM, Bahiatursa, Best Western Hotels & Resorts, Beto Carrero World, Cep Transportes, CVC, Delta Air Lines, Elo, Esferatur, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, GJP Hotels & Resorts, Grand Hyatt São Paulo e Rio de Janeiro, Grupo Trend, GTA - Global Travel Assistance, HRS - Hotel Global Solutions, Localiza, México, Omnibees, R1 Soluções Audiovisuais, Reserve, Rio Galeão, Sabre, Sebrae, Tap Portugal, Tes Cenografia, Vice Versa Interpretação e Visit Orlando. Mais informações no www.panrotas.com.br/forum.
Quase dez anos depois de ser fundada, a plataforma continua de olho nos principais consumidores de tecnologia, os millennials, que até 2015 representavam 66% da força de consumo, juntamente com a geração Z.
“O que motiva os millennials a viajar é experimentar novas culturas”, disse o diretor geral do Airbnb no Brasil, Leonardo Tristão.
Pensando nisso, em outubro do ano passado a empresa lançou o Trips, plataforma que permite que locais ofereçam experiências para viajantes. Ela já funciona em 12 cidades e a empresa irá ampliá-la para mais 39 até o final do ano, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo.
O Airbnb também pretende continuar descentralizando as opções de estadia para os turistas e a renda gerada pelas acomodações. “O crescimento do desemprego acompanha o crescimento no número de anfitriões no Brasil”, destaca o diretor.
Segundo ele, as famílias estão percebendo que receber hóspedes via Airbnb é uma forma real de aumentar a renda. “Estamos democratizando a receita, pois 75% de todos os anúncios do Airbnb no mundo estão fora dos principais eixos hoteleiros”, afirmou.
Quem fica em um bairro afastado de pontos turísticos também contribui para a economia local. Somente durante o período das Olimpíadas do ano passado, mais de 50 bairros cariocas receberam turistas por meio do Airbnb.
Tristão também destaca que o segmento de anfitriões que mais cresce é o da faixa de mais de 60 anos, que geralmente possuem imóveis maiores e vazios, já que seus filhos não moram mais com eles. “Isso ajuda a suprimir a solidão, a síndrome do ninho vazio, e também é bom para os hóspedes, que são tratados como pessoas da família”.
Ainda segundo o diretor, 31% dos viajantes não teriam viajado ou teriam ficado menos tempo no destino se não tivessem usado o Airbnb. “Estamos crescendo o bolo”.
SOBRE O EVENTO
O Fórum PANROTAS 2017 ocorre entre 13 e 14 de março, no Grand Hyatt São Paulo, e é uma realização da PANROTAS Editora. O evento tem a aliança institucional da CNC Sesc Senac e patrocínio Accor Hotels, Air France-KLM, Bahiatursa, Best Western Hotels & Resorts, Beto Carrero World, Cep Transportes, CVC, Delta Air Lines, Elo, Esferatur, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, GJP Hotels & Resorts, Grand Hyatt São Paulo e Rio de Janeiro, Grupo Trend, GTA - Global Travel Assistance, HRS - Hotel Global Solutions, Localiza, México, Omnibees, R1 Soluções Audiovisuais, Reserve, Rio Galeão, Sabre, Sebrae, Tap Portugal, Tes Cenografia, Vice Versa Interpretação e Visit Orlando. Mais informações no www.panrotas.com.br/forum.