Hospedagem alternativa será 20% do total em 2018
Reservas em acomodações privadas representarão, em dois anos, quase metade das reservas globais de hotéis – e quem se beneficiará desse fato serão as OTAs.
Reservas em acomodações alternativas, como o Airbnb, representarão, em dois anos, quase um quinto das reservas globais de hotéis – e quem se beneficiará desse fato serão as OTAs.
É o que revela uma pesquisa realizada pelo Susquehanna International Group (SIG), segundo a qual as reservas em acomodações "privadas", como apartamentos, poderão gerar um volume de US$ 106 bilhões em 2018, o que representa 19% do total de reservas globais (US$ 555 bilhões). Em 2014 essa parcela de mercado equivalia a 14% (US$ 69 bilhões), enquanto no ano passado atingiu os 18% (US$ 88 bilhões).
O Airbnb é considerado o player dominante neste mercado, ainda que o Grupo Priceline e a Expedia continuem capturando o interesse do público. Ambas as empresas estão se preparando, por meio de suas respectivas marcas Booking.com e Homeaway, para se beneficiar da previsão de crescimento nas reservas de acomodações privadas – o que significa que pretendem deter ambos os lados da equação de hospitalidade em suas mãos.
Segundo a pesquisa, a Expedia se beneficiará do marketing cruzado por meio do inventário da Home Away em torno das marcas Expedia, Hotels.com e Venere, além de eliminar gradualmente a taxa de assinatura dos fornecedores para as transações. Isso também inclui, eventualmente, garantir que todo o conteúdo do portfólio da Homeaway seja reservado exclusivamente on-line.
No que se refere à Booking.com, a estratégia de aumento da oferta realizada nos mesmos moldes das propriedades hoteleiras - que podem ser imediatamente reservadas - , permitirá uma captura significativa da quota de mercado nos próximos anos. A posição do grupo com a não cobrança de uma taxa de reserva para os consumidores também é considerado um ponto positivo contra o Airbnb e a Expedia.
Tanto a Expedia como o Grupo Priceline estão inclinados a fortalecer suas respectivas fatias no mercado de alojamento privado ao longo dos próximos dois anos, com previsão de que a Expedia detenha 18% o Grupo Priceline, 11%.
*Fonte: Tnooz