Claudio Schapochnik   |   08/08/2013 11:00

Barteco (SP) faz releitura de tradicionais comidas de boteco

O chef Daniel Brum, que tem em seu currículo passagens por restaurantes como o La Brasserie e Kaá, e mais cinco sócios abriram o Barteco, na rua dos Pinheiros (zona oeste de São Paulo)

O chef Daniel Brum, que tem em seu currículo passagens por restaurantes como o La Brasserie e Kaá, e mais cinco sócios abriram o Barteco, na rua dos Pinheiros (zona oeste de São Paulo). A proposta é servir uma releitura requintada dos petiscos tradicionais de botequim, além de pratos rápidos.

O menu executivo, disponível no almoço, inclui, além do prato principal, couvert e uma salada da casa. Um dos diferenciais do cardápio do Barteco é a sua divisão por blocos. Cada seção – petiscos, saladas, pratos e sobremesas – pertence a diferentes grupos de preços. Com isso, o cliente se preocupa apenas com as opções de pratos, pois o preço já está definido.

“Meu desafio é criar sabores que marquem a memória”, afirma o chef Brum. “Por isso, resolvemos fazer combinações inusitadas. O resultado é um cardápio rústico e requintado ao mesmo tempo”, destaca ele.

Dois exemplos desta proposta é o bolinho de bacalhau, aqui batizado como “bolinho à Gomes de Sá”. Em vez de preparar um salgadinho tradicional, o chef Brum resolveu transformar a receita em um petisco que é preparado com bacalhau, tomate confitado e azeitona preta; e a costelinha de porco, que é executada em baixa temperatura, com molho agridoce picante e Tabasco chipotle.

Após as 22h, há ainda opções gastronômicas no cardápio Fim de Noite, para quem quer um prato rápido antes de voltar para casa.

Assinadas pela chef pâtissier Adriana Brum, as sobremesas do Barteco possuem a característica do equilíbrio. Dentre as opções, há mousse de Toblerone, abacaxi aromatizado com baunilha e sorvete de coco, crème brûlée de baunilha e mil folhas de doce de leite, entre outras opções.

O Barteco fica na rua dos Pinheiros, 220, em Pinheiros, São Paulo, tel. (11) 2619-2880.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados