Para desenvolver um destino, é preciso valorizar sua cultura
Respeitar e valorizar as culturas e tradições de um destino pode ser o segredo para desenvolvê-lo.
Trazendo ao Fórum PANROTAS o conceito de Design Essencial, Marcelo Rosenbaum (foto) defendeu a ideia de que, para desenvolver um destino, é preciso ir até ele e ouvir o que as pessoas precisam. Isso significa relacionar-se com moradores locais para adquirir diferentes conhecimentos e realizar trocas.
“Todo local traz consigo um potencial que guarda tradições e ancestralidades, as quais podem ser aproveitadas para criar novas possibilidades, tanto para locais como para turistas”, afirma Rosenbaum.
Ele defende a ideia de que o Turismo pode ser transformado em um turismo de peregrinação, no qual características de um destino que muitas vezes são consideradas irrelevantes, como o artesanato, por exemplo, sejam usadas como potenciais ferramentas para desenvolver o local e atrair visitantes. Como exemplo, ele citou o movimento Gente que Transforma, que procura valorizar saberes ancestrais para promover a transformação social, sem deixar a cultura local para trás.
"A palavra design advém do termo desígnio, que significa estar a serviço de algo ou alguém, atender a alguma necessidade. Sendo assim, é preciso entender quais são as demandas de um local e seus moradores para poder desenvolvê-lo. É preciso tirar da cabeça esta crença de que o Brasil é pobre. Pelo contrário, é muito rico em cultura e tradições, e respeitá-las e saber valorizá-las pode fazer com que o País vire uma potencia. Basta não rejeitar as raças, tradições e costumes que construíram e ainda fazem parte do nosso País", ressaltou Rosenbaum.
SOBRE O EVENTO
O Fórum PANROTAS 2017 ocorre entre 13 e 14 de março, no Grand Hyatt São Paulo, e é uma realização da PANROTAS Editora. O evento tem a aliança institucional da CNC Sesc Senac e patrocínio Accor Hotels, Air France-KLM, Bahiatursa, Best Western Hotels & Resorts, Beto Carrero World, Cep Transportes, CVC, Delta Air Lines, Elo, Esferatur, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, GJP Hotels & Resorts, Grand Hyatt São Paulo e Rio de Janeiro, Grupo Trend, GTA - Global Travel Assistance, HRS - Hotel Global Solutions, Localiza, México, Omnibees, R1 Soluções Audiovisuais, Reserve, Rio Galeão, Sabre, Sebrae, Tap Portugal, Tes Cenografia, Vice Versa Interpretação e Visit Orlando. Mais informações no www.panrotas.com.br/forum.