Paralimpíada: veja algumas curiosidades da competição
A Paralimpíada Rio 2016 terá início nesta quarta-feira (07), sendo a maior competição do mundo envolvendo pessoas com algum tipo de deficiência. Nesta edição, 4.023 atletas, de 160 países diferentes, que competirão em 528 provas d
A Paralimpíada Rio 2016 terá início nesta quarta-feira (7) e é considerada a maior competição do mundo envolvendo pessoas com algum tipo de deficiência. Nesta edição, 4.023 atletas de 160 países diferentes competirão em 528 provas de 23 modalidades esportivas.
O evento, que surgiu a partir da ideia de Ludwig Guttmann, um neurologista alemão e considerado o pai dos Jogos Paralímpicos, que propunha realizar competições esportivas entre veteranos de guerra com lesão na medula espinhal, somente entrou na modalidade olímpica em 1960, em Roma, na Itália. E somente 18 anos depois, em Seul (Coreia do Sul), que a competição paralímpica aconteceu no mesmo local que uma Olimpíada.
Em sua primeira edição, cerca de 400 atletas participaram das competições. Na Rio 2016, todavia, o número de participantes é dez vezes maior. Além disso, as modalidades não são mais destinadas apenas a cadeirantes.
Confira outras curiosidades da Paralimpíada:
No início, a competição era exclusiva para cadeirantes.
Somente em 1976 deficientes visuais e amputados passaram a competir
Daniel Dias é o maior medalhista brasileiro, com 15 medalhas.
Já André Brasil conquistou um recorde Paralímpico em Londres.
O Brasil possui 230 medalhas conquistadas em Paralimpíadas.
*Fonte: Exame