Do Sul ao Nordeste: 8 aquários para visitar no Brasil
De sul a nordeste, o MTur reuniu endereços com diversidade aquática
Dono de uma diversidade natural que dá inveja a muitos países do mundo, o Brasil possui 40 aquários que recebem, junto com os zoológicos, 30 milhões de visitantes por ano. Neles, é possível observar tubarões, pinguins, arraias e diferentes espécies aquáticas.
O Ministério do Turismo reuniu algumas opções para quem deseja conhecer mais espécies brasileiras e explorar também destinos de natureza, sem deixar de lado a conscientização dos visitantes sobre a importância de preservar a fauna e flora aquáticas.
Confira:
AQUA RIO (RJ)
No Rio de Janeiro, é o maior aquário marinho do Brasil e da América do Sul. Utiliza 4,5 milhões de litros de água para abrigar oito mil animais de 350 espécies. Durante a visita, os turistas podem explorar o Aquário Marinho Virtual, o Museu de Ciências e o Terminal YFish, com a visualização de peixes criados no Aquário Virtual.
AQUÁRIO DO RIO SÃO FRANCISCO (MG)
Em Belo Horizonte, o aquário tem peixes nativos e exóticos das águas do rio São Francisco, que corta cinco estados e 521 municípios brasileiros. São 21 tanques com três mil espécies da bacia, sendo algumas em extinção. Há também um segundo piso, onde é possível observar os peixes de cima.
AQUÁRIO DE SÃO PAULO (SP)
O aquário temático possui cerca de 300 espécies e três mil animais. O local oferece réplicas das florestas brasileiras, dinossauros em tamanho real e navios submersos. No setor marinho, há um submarino naufragado cercado de tubarões e raias. Dá para conhecer também os filhotes de jacarés albinos.
OCEANÁRIO DE ARACAJU (SE)
Na Praia de Atalaia, tem formato de tartaruga gigante e 70 espécies de animais expostas no local, administrado pela Fundação Pró-Tamar A experiência oferece palestras, mostras de vídeo e encontro com arraias, tubarões, moreias, xaréus e caranhas. Algumas espécies de invertebrados, crustáceos, moluscos e peixes podem ser tocadas, com orientação de um monitor.
AQUÁRIO DE NATAL (RN)
O espaço serve de reabilitação de animais encontrados na orla e nas estradas para devolvê-los à natureza. Além do contato com animais, incluindo hipopótamos e pinguins, há opção de mergulho com tubarões.
AQUÁRIO PARAÍBA (PB)
Em João Pessoa, oferece uma amostra dos biomas existentes no Estado com 120 exemplares pertencentes a 80 espécies de animais, como tubarões, arraias, crustáceos, moluscos e corais. A decoração baseia-se em acessórios de mergulho e pesca.
AQUÁRIO DE PARANAGUÁ (PR)
Na região Sul do País, contém 26 recintos e mais de 200 espécies, a maioria delas do litoral paranaense, com direito a animais exóticos, como o tubarão-bambu e os pinguins-de-magalhães. O aquário organiza exposições que funcionam como aulas de biologia, ecologia, preservação e conservação.
AQUÁRIO DE BONITO (MS)
A cidade, junto com a Serra da Bodoquena e o Pantanal, possui 269 tipos de peixes, incluindo os raros albinos, os jaús (com 1,20 m e média de 30kg), pintados, cacharas, pacus e dourados. Na região, é possível realizar mergulho no Aquário Natural, com águas transparentes e cardumes. Tem ainda a Trilha dos Animais, com pontos de observação de emas, jacarés, cervos do pantanal e lobos-guarás.