Cultura e esportes impulsionam brasileiros no Texas
Até 2021 é esperado um aumento de 20% nesse número de brasileiros no Estado norte-americano
Com 69 mil brasileiros no Estado em 2015, o turismo do Texas acredita que o número se manteve estável no ano passado. O que, considerando o momento econômico e o impulso da Olimpíada às viagens domésticas, foi considerado um bom sinal, garante a especialista de Marketing e Turismo do governo do Texas, Morgan Taylor, durante a WTM Latin America.
"Os números ainda estão sendo fechados, mas vemos bons sinais, o que acreditamos ser fruto de nossas presenças constantes no Brasil ao menos duas vezes por ano", diz Morgan. Segundo ela, até 2021 é esperado um aumento de 20% nesse número de brasileiros no Estado norte-americano, o que levaria o número total a mais de 82 mil e aumentaria a importância do Brasil como mercado emissivo ao Texas - hoje, o País já o sexto maior emissor de turistas para a região.
Algumas ocasiões especiais ilustram bem o bom momento, em especial as que ligam o destino a ações culturais e esportivas. O tradicional festival que une música, tecnologia e cinema South by Southwest, conhecido pela sigla SXSW, teve a delegação brasileira como a segunda maior internacional neste ano, atrás apenas do Reino Unido. Foram 1,1 mil brasileiros no evento apenas na ocasião.
"As pessoas estão percebendo que o Texas é bastante familiar. A NBA, com três times de ponta e por vezes jogadores brasileiros, também ajuda a instigar a curiosidade sobre o Texas. San Antonio vem sendo uma cidade bastante procurada", comenta.
NOVIDADES
Muitas das novidades preparadas pelo Texas para os próximos meses e anos envolvem esse mercado cultural e esportivo. Uma exposição exclusiva de marcantes artistas mexicanos, como Diego Rivera e Frida Kahlo, está agendada até julho deste ano no Dallas Art Museum, e o museu de aviação Lone Star vai reabrir em Houston nos próximos meses com 12 mil metros quadrados de área.
Outra atração esperada é o Soccer Hall of Fame, aproveitando o crescente interesse pelo esporte nos Estados Unidos. A abertura está marcada para o final de 2017 e terá presença de jogadores da MLS - a liga norte-americana de futebol.
CAPACITAÇÃO
Após a WTM, o turismo do Texas retorna ao Brasil para uma sales mission em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Parceiros locais virão aos programas. Após isso, a participação do turismo texano no Brasil encerra o ano no Festuris de Gramado, em novembro.