Público e privado se unem no PR e Fecomércio comemora
O Paraná recebeu 16 milhões de visitantes no ano passado, conduzido principalmente por Foz do Iguaçu e Curitiba. São 150 mil empregos gerados diretamente pela indústria e, ciente desta importância, a Fecomércio paranaense, em parceria com o governo do
O Paraná recebeu 16 milhões de visitantes no ano passado, conduzido principalmente por Foz do Iguaçu e Curitiba. São 150 mil empregos gerados diretamente pela indústria e, ciente desta importância, a Fecomércio paranaense, em parceria com o governo do Estado, criou o Masterplan PR 2026, um conjunto de medidas para o desenvolvimento do setor nos próximos dez anos.
"Mas a melhor notícia em tudo isso é essa união entre poder público e privado. Só assim o Turismo no Paraná e no Brasil pode evoluir de verdade", avaliou o presidente da Fecomércio-PR, Darci Piana, durante almoço paralelo promovido pela federação neste 28º Festuris, em Gramado (RS).
"Um grande aprendizado que o Paraná poderia ter com a Serra Gaúcha é como fazer o turista permanecer mais tempo tanto em Foz quanto na capital e no litoral", comparou. “Aqui em Gramado há atrativos diferentes para ‘segurar’ o turista por mais tempo, enquanto em Foz, por exemplo, parece não haver essa preocupação. Apenas a beleza natural não faz com que a permanência seja longa, é preciso haver mais.”
Piana também mencionou a possível isenção de vistos para australianos, canadenses, japoneses e norte-americanos como uma vitória maiúscula, principalmente para Foz do Iguaçu. “Por estar na tríplice fronteira, o destino vai se beneficiar muito caso a medida de fato seja aprovada. Muito turista de fora transita pela Argentina e Paraguai sem visto e não pode atravessar a ponte por uma questão burocrática”, alertou o dirigente.
Confira abaixo as fotos do almoço da Fecomércio-PR em paralelo ao 28º Festuris, com direito a Barreado, o único prato típico do Paraná, segundo Piana.