Felipe Niemeyer   |   22/02/2010 16:10

Estrangeiros recomendariam carnaval carioca, diz Riotur

A Riotur divulgou hoje a pesquisa final sobre o desempanho do carnaval carioca.

A Riotur divulgou hoje a pesquisa final sobre o desempanho do carnaval carioca. A cidade recebeu cerca de 800 mil turistas, superando o número inicial de 730 mil divulgados. A rede hoteleira registrou ocupação de 94%, 10% a mais que 2009. Os blocos de rua reuniram cerca de 3,5 milhões de foliões, um milhão a mais que o previsto. Os turistas aprovaram os desfiles da Marquês de Sapucaí e confirmaram que o espetáculo superou toda e qualquer expectativa.

De acordo com pesquisa realizada pela ESPM do Rio, a pedido da Riotur, 93% dos estrangeiros e 98% dos turistas brasileiros informaram que pretendem retornar à cidade neste mesmo período. Para comprovar o sucesso da festa, 96% dos brasileiros e 98% dos estrangeiros, respectivamente, disseram que recomendariam a cidade a um amigo. No total, a equipe entrevistou 1254 pessoas - 1049 no Sambódromo e 205 no Terreirão do Samba - entre os dias 13,14 e 15 de fevereiro.

Para dar suporte aos desfiles de blocos de rua foram instalados quatro mil banheiros químicos, em diferentes pontos da cidade, de acordo com a demanda de público estimada para os blocos. A Riotur ainda disponibilizou mais 400 banheiros e, a título de teste, foram instalados 30 módulos de mictórios holandeses, com quatro unidades cada um. O número é quatro vezes maior que o disponível em 2009.

“A consciência foi o grande diferencial do carnaval deste ano. A rua, o patrimônio em geral é do cidadão, ele tem que cuidar disso e evitar urinar nas ruas. Foi o primeiro carnaval estruturado e foi muito satisfatório, tendo em vista o aumento considerável no número de turistas e foliões nas ruas”, afirmou o Secretário de Turismo, Antônio Pedro Figueiras de Mello.
Para 2011 a Riotur pretende investir ainda mais no Carnaval. Entre as medidas a serem tomadas estão o aumento do número de banheiros químicos no caderno de encargos, que passará a ser de 5 mil - e a diminuição do número de blocos em Ipanema, Gávea, Leblon, Laranjeiras e Santa Teresa.

“Além de aumentar o número de banheiros, que é uma meta para 2011, não vamos autorizar novos blocos nos bairros de Ipanema, Leblon, Gávea, Laranjeiras e Santa Teresa, devido à sobrecarga. Em alguns casos, os blocos que já existem serão remanejados para outros lugares”, informou o secretário. Antonio Pedro ressaltou que todas as mudanças serão feitas no intuito de tornar a festa ainda melhor e mais agradável para foliões e moradores. Segundo o secretário, os blocos terão até o dia 01 de setembro de 2010 para efetuarem o credenciamento junto à Riotur.

A Riotur também pretende aumentar ainda mais a visibilidade do Rio de Janeiro no exterior, com a utilização do site Rio Guia Oficial, fazendo um trabalho de promoção da cidade junto à mídia internacional. Só neste Carnaval 65 órgãos de imprensa internacional participaram da cobertura dos desfiles no Sambódromo. Em 2009 foram 38.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados