Air Berlin deixa 200 mil clientes sem reembolso
Cerca de 200 mil clientes da Air Berlin vão perder o dinheiro investido na compra de bilhetes domésticos da companhia alemã, que pediu insolvência em agosto deste ano. Até o momento não foi discutido o direito a reembolso, mas a única alternativa apar
Cerca de 200 mil passageiros da Air Berlin vão perder o dinheiro investido na compra de bilhetes domésticos da companhia alemã, segundo a imprensa internacional. A companhia solicitou a insolvência em agosto e já anunciou que deixa de voar no próximo dia 28 - parte dos ativos será adquirida pela Lufthansa. Já os voos de longo curso foram interrompidos desde o ontem, prejudicando quase 100 mil passageiros. Até o momento não foi discutido o direito a reembolso, mas a única alternativa aparente será recorrer a justiça, sem garantias de sucesso.
Um empréstimo do governo alemão estava mantendo os aviões da companhia no ar enquanto aconteciam as negociações com os investidores.
Outra situação delicada é a dos trabalhadores, que não têm emprego garantido sob a nova direção. Destes, a Lufthansa afirmou que assumirá três mil funcionários. Em carta divulgada, o diretor da companhia, Frank Kebekus, afirmou que um plano social já foi lançado, mas que nenhum trabalhador estaria apto a conseguir um emprego com as outras companhias que fizeram propostas para adquirir as partes insolventes da Air Berlin.
O pedido de insolvência da Air Berlin é o segundo de uma grande companhia aérea europeia em menos de quatro meses, depois da Alitalia. O último financiamento do seu principal acionista de referência, a Etihad, à Air Berlin foi de 250 milhões de euros em abril último. A companhia alemã acumulou mais de 2,7 mil milhões de euros de prejuízos nos últimos seis anos.