Voo da Air France ao Nordeste é iminente; Fortaleza favorita
Região já foi confirmada pelo diretor comercial da companhia na América do Sul, mas a capital que receberá o voo ainda é incógnita
O terceiro destino da Air France-KLM no Brasil será no Nordeste. Em entrevista ao Portal PANROTAS em abril, o presidente mundial do grupo franco-holandês, Jean Marc Janaillac, confirmou que os planos de ampliar sua malha em nosso mercado são concretos e, mais do que boatos, há um consenso no trade e na própria companhia de que a região receberá voos diretos de Paris. A decisão não deve tardar a sair. O escritório brasileiro da Air France-KLM nega efetivação de qualquer negócio, mas admite a expectativa de que a cidade nordestina seja anunciada ainda este mês.
Recife, Salvador e Fortaleza são as favoritas pelo páreo. As capitais sabem da importância de ser o centro regional de voos de uma companhia europeia tão notória no cenário mundial. Enquanto nada há nada de oficial, a briga esquenta os mercados regionais.
O site da companhia aérea acrescentou informações sobre Fortaleza, como perfil da cidade e atrações turísticas, o que agitou trade e imprensa na capital cearense. A Air France-KLM esclarece que outros destinos do País, como Belo Horizonte, Belém, e os próprios concorrentes pela rota, Salvador e Recife, têm informações no mesmo portal. Nesta terça-feira, o jornal de Fortaleza O Povo cravou que a frequência começará já em dezembro deste ano. De acordo com o colunista Jocélio Leal, a cônsul honorária da França no Estado, Fernanda Jansen, afirmou ter recebido comunicado oficial da Embaixada francesa e do Consulado Geral no Recife. A mesma informação foi enviada à redação por leitores do Portal PANROTAS.
Tomando por base as atividades da Air France-KLM no Brasil, a retomada do Turismo este ano após um péssimo 2016 não é mera impressão. Em maio, a companhia aumentou São Paulo-Paris para dois voos diários. A partir de 5 de novembro, o Rio de Janeiro ganha mais uma frequência a Amsterdã, que passa a ser diária. Tem também a chegada do Dreamliner 787 em uma das ligações com a capital paulista.
Entre as domésticas, ponto para a Gol, que sai ganhando por ser a parceira local da aérea europeia, tal como ambas são da Delta. A ligação com Nordeste ajudará a companhia brasileira a consolidar sua posição na região, onde atende 16 destinos. "O novo voo é fruto da relação próxima que a Air France-KLM tem com a Gol", confirmou Janaillac em abril.
"A operação entre Nordeste e Europa começará em breve", esclareceu o diretor comercial para América do Sul, Wouter Vermeulen.
Atualizada às 11h32 com posicionamento da Air France-KLM.