Cade aprova acordo Latam-IAG; previsão é de novas rotas
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou nesta quarta (8) o acordo comercial entre o Grupo Latam Airlines e o IAG, finalizando assim o processo de revisão que havia começado em junho de 2016.
Após reavaliar e até impugnar temporariamente, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) acabou aprovando nesta quarta (8) o acordo comercial entre o Grupo Latam Airlines e o IAG, finalizando assim o processo de revisão que ocorria desde junho do ano passado.
A aprovação do joint business agreement entre Latam, British Airways e Iberia cria compromissos para as novas parceiras. As exigências são a criação de duas novas rotas entre o Brasil e a Europa e que a seja incrementada a capacidade da rota Londres–São Paulo. Fora isso, a autorização prevê a concessão de slots e acesso à distribuição interline para qualquer novo operador que deseja voar nesta rota.
Todos os compromissos terão uma duração de sete a dez anos, prazo no qual haverá uma consultoria independente que revisará o cumprimento das medidas anteriormente indicadas.
“Esta é uma boa notícia para o Brasil, já que os passageiros poderão desfrutar dos benefícios de contar com uma melhor conectividade, novas rotas, maior concorrência e menores preços para viajar entre o Brasil e Europa, o que também aumentará o Turismo e o comércio mútuo. Esta decisão se soma a múltiplas aprovações que este tipo de acordo tem recebido no mundo inteiro e ratifica a convicção das autoridades de livre concorrência sobre os benefícios que trazem, tanto para os passageiros quanto para as economias dos países”, afirma o CEO do Grupo Latam Airlines, Enrique Cueto (foto).