Codeshare entre Etihad e Lufthansa envolve Rio de Janeiro
A Lufthansa e a Eihad confirmaram hoje o acordo de codeshare entre as duas companhias, que passa a valer a partir do mês que vem.Por meio dele, a aérea alemã terá seu código LH em voos da Etihad entre Abu Dhabi e Frankfurt e também na rota Abu Dhabi e Mi
A Lufthansa confirmou hoje o acordo de codeshare que estabelecerá com a Etihad Airways, o qual passa a valer a partir do mês que vem. Por meio dele, a aérea alemã terá seu código LH em voos da Etihad entre Abu Dhabi e Frankfurt e também na rota Abu Dhabi e Munique.
A Etihad, por sua vez, terá seu código EY em voos de longa distância da Lufthansa, o que inclui destinos como o Rio de Janeiro e Bogotá. Isso significa que, mesmo que a Etihad tenha anunciado o fim das operações no Brasil, continuará operando de forma indireta no País por meio de voos da Lufthansa.
"Há muito tempo vemos a Alemanha como um mercado estratégico para a Etihad e esse acordo marca a oficialização de nosso comprometimento com a líder de aviação na Europa. É claro que a parceria tornará a Etihad mais forte nesse continente e beneficiará mutuamente os negócios de ambas as companhias”, afirmou o presidente e diretor executivo da Etihad, James Hogan.
O acordo também envolve o aluguel, por parte da Lufthansa, de 38 aeronaves da Air Berlin, companhia aérea da qual a Etihad detém cerca de 29% de propriedade.
Vale lembrar que a Lufthansa foi uma das defensoras das aéreas americanas na briga contra as companhias árabes, que estariam sendo subsidiadas por seus governos. O mundo realmente está mudando com frequência, mas com certeza deve ter pesado a aproximação (inclusive financeira) da concorrente Qatar Airways com a Bristiah e a Iberia (IAG).