Brunna Castro   |   15/08/2016 10:22

Guarulhos deixará de utilizar sinalizadores nas pistas

Até o final de 2016, o aeroporto de Guarulhos deixará de utilizar sinalizadores – ou balizadores – em suas pistas. Os funcionários que orientam os pilotos para estacionar as aeronaves após a aterrissagem, com bastões laranjas nas mãos, ser&a

Até o final de 2016, o aeroporto de Guarulhos deixará de utilizar sinalizadores – ou balizadores – em suas pistas. Os funcionários que orientam os pilotos para estacionar as aeronaves após a aterrissagem com bastões laranjas nas mãos serão substituídos por um sistema eletrônico.
divulgação

O programa, conhecido como VDGS ou sistema avançado de docagem visual, utiliza sensores para reconhecer a posição da aeronave. Quando o avião começa a ser estacionado, o painel localizado na ponta dianteira da vaga emite sinais que indicam ao piloto as manobras a serem feitas.

Além de direcionar o piloto, a tecnologia também o avisa exatamente quantos metros faltam até a parada. Até agora, com o modelo antigo, o balizador ordenava a parada quando o jato atingia uma linha amarela pintada no chão. O sistema também possibilita maior agilidade para alocar as aeronaves nas pontes de embarque.

De acordo com a GRU Airport, a tecnologia vai oferecer como vantagem precisão e segurança. A utilização do sistema é uma tendência já implantada em aeroportos como Heathrow, em Londres, Charles de Gaulle, em Paris, e JFK, em Nova York.

FUNCIONÁRIOS
Dos 114 equipamentos adquiridos pelo aeroporto, 106 já estão em operação. De acordo com a GRU Airport, porém, este é um caso no qual o avanço tecnológico não ameaçou o emprego. Os 116 trabalhadores que operam a função continuarão exercendo suas outras atribuições na fiscalização do pátio, que incluem verificar o uso de equipamentos de segurança, as condições de manutenção e limpeza e a movimentação de pessoas em áreas restritas. Esses funcionários também poderão balizar com as mãos, caso a tecnologia vier a falhar eventualmente.


*Fonte: Folha de S.Paulo

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