Henrique Santiago   |   29/07/2016 09:12

O melhor e o pior das companhias aéreas no Tripadvisor

Desde que lançou a plataforma de avaliação de empresas aéreas, o Tripadvisor tem chamado a atenção dos usuários para elogiarem ou criticarem o serviço oferecido pelas transportadoras. Em pouco mais de duas semanas, a ferramenta acumula mais de

Desde que lançou a plataforma de avaliação de empresas aéreas, o Tripadvisor tem chamado a atenção dos usuários para elogiarem ou criticarem o serviço oferecido pelas transportadoras. Em pouco mais de duas semanas, a ferramenta acumula mais de 300 companhias e mais de 20 mil comentários de usuários.

O Portal PANROTAS reuniu as 20 empresas mais avaliadas e traz abaixo um balanço do que há de bom e ruim. Uma curiosidade é que, desde sua fusão – anunciada em 2010 – a Latam tem menos avaliações do que a Lan e Tam.

O uso da ferramenta por parte dos norte-americanos é massivo, mas os brasileiros têm se destacado, deixando seus respectivos pontos de vista sobre o serviço e atendimento. Seria essa uma nova opção para as empresas buscarem melhorias no serviço? Leia abaixo.



AIR FRANCE
“Mesmo sendo uma companhia antiga e reconhecida, nunca se sabe. Mas, eles são supereficientes. Tudo foi feito nos totens, apenas as bagagens foram entregues no balcão. Será que é por isso que funciona?” – Eliane_Misse

“Faça um bom seguro viagem para extravio de bagagem e coloque todos os seus bens na ‘bolsinha de mão’ ou apenas evite a Air France.” - Meliseolive

AMERICAN AIRLINES
“Após usar companhias aéreas em voos internacionais, concluí que para viajar aos Estados Unidos, a melhor para qualquer trecho é a AA. Tanto viajando em classe econômica como na executiva, o serviço de bordo é bom. No trecho Rio-NYC e Rio-Miami a executiva é excelente.” – Cardosovix

“Não é a primeira vez que viajei pela AA, e sempre tenho a mesma impressão: atendentes mal-humorados ou mal-educados ou mal-treinados. Além disso, as aeronaves são velhas, assentos apertados, a comida é bem "não boa.” - Quantaandreia

AVIANCA
“A minha experiência com a Avianca foi muito boa, aviões excelentes, espaço entre as poltronas maravilhoso, e serviço de bordo ótimo para um voo de 55 minutos.” – Juliotoso

“A aeronave do primeiro trecho excelente, mas a do segundo trecho muito velha, com cadeiras desconfortáveis. Pelo menos o lanche é gostoso e a simpatia dos comissários excelente.” – R_mul0_A

AZUL
“Melhor, impossível! Voo rápido, atendimento de primeira! Alimentação à vontade, um ótimo serviço de bordo, com telas no assento da frente e de cortesia fones de ouvido! Vale a pena viajar de Azul!” –Estelsantiago

“Boa companhia em relação à prestação de serviços, mas preços muito caros de passagem e desproporcionais em relação às demais concorrentes.”– Weiquer G

BRITISH AIRWAYS
“Companhia muito boa, filmes não tão atualizados, porém com uma ótima diversidade. Jantar excelente e o vinho não estava quente. Recomendo.” – Camilausan

“Bons serviços de bordo de voo internacional conveniado com a Tam. O check-in é tranquilo, porém tive problemas com a minha bagagem que ficou em Londres e só vim receber no outro dia e duas malas avariadas e com objetos furtados de minha bagagem.” – Rosangela2013

DELTA AIRLINES
“Não tive problemas ao utilizar os serviços da Delta, embarque rápido e pontual. Serviço de bordo bom com opções de comidas bem variadas. Recomendaria novamente!” – Fernando_Soldi

“Voo de quatro horas e 30 minutos somente com bebidas, alimentação é paga à parte, parece que é o padrão das empresas americanas voando dentro dos Estados Unidos.” - Felipe Bruno Soares

EASYJET
“Boa organização, simpatia e eficiência. Companhia barata e segura, para quem procura viagens acessíveis, práticas e tranquilas.” – Tânia V

“Quem está acostumado a viajar de classe econômica pelas companhias aéreas brasileiras não deve ter medo de se viajar com essa low cost. Não achei inferior a companhias como a Transavia, da Air France.” – Yara A

EMIRATES AIRLINE
“Excelente companhia, aviões limpos e equipe muito solícita e educada. No A380 o espaço e as poltronas são mais confortáveis, mas nada excepcional sendo na econômica. A comida e atendimento que, sim, são impecáveis.” – Eduardo G

“Sempre ouvi dizer maravilhas dessa companhia aérea, mas a minha experiência não foi tão boa assim. O entretenimento não é dos melhores e a minha TV estava quebrada. Depois de algumas horas de voo, consegui que me trocassem de assento.” - NSDazzi

ETIHAD AIRWAYS
"Viajei com 12 adolescentes para um evento no Japão, então podem imaginar o quanto precisei de atenção e suporte. Primeiro, sempre fui atendida pela chefe de cabine, com muita simpatia e cordialidade. Segundo, eles souberam que um dos adolescentes fazia aniversário e improvisaram uma comemoração para ele, foi muito legal. Ou seja, deram a maior atenção, mimaram e se preocuparam muito com a gente, amei." – Helenaveruscka

“Comida muito ruim. Serviço fraco, com poucas opções de entretenimento em português, uns dez filmes apenas.” - Guilherme

GOL
“Ótimo atendimento, check-in muito fácil com o equipamento disponibilizado no aeroporto. O horário foi muito pontual e chegamos antes do que prevíamos! Excelente!” – Galante2014

“A aeronave era nova, tripulação atenciosa. Percebi que o espaço melhorou. O conforto das poltronas continua ruim. Mas o maior pecado é servir água e snacks. Em voos mais curtos, tudo bem. Isso deixa a desejar. Os alimentos vendidos são caros e ruins.” - Kitaol

JET AIRWAYS
“Satisfatória. Considero a relação preço-qualidade satisfatória. O espaço para as pernas é que é pouco.” – 480Paula28

“A comida a bordo é boa. O tempo foi perfeito, sem atrasos. A tripulação é prestativa, a entrega de bagagem é rápida e a viagem é agradável.” – Vikramkumar2016

KLM
“A tripulação da KLM é muito educada e prestativa. O serviço de bordo ágil. Bebidas e comidas boas. Sempre que posso opto por essa companhia.” – Flavia C

“O voo foi bom, os assentos adequados, porém na hora da comida, acabaram-se os outros pratos e nos sobrou somente sanduíches de pimenta, estávamos com duas crianças. Lamentável.” - Alexpalermoramos

LAN

“Comida excelente e avião confortável! Espero que agora com a fusão, mantenham o padrão, pois os aviões da Tam são bem apertados.” – Maria_amalia

“Na média foi uma boa experiência, porém as malas foram bastante maltratadas, e as refeições foram muito fracas, com direito a talheres sujos. Um voo que chega no meio da tarde não pode ficar só com o café da manhã!” – Roberto M

LUFTHANSA
“Usamos dois tipos de bilhetes, na classe econômica e a premium. A diferença é grande, vale a pena a premium, embora o tratamento pelos atendentes fosse igual. As atendentes foram gentis, a refeição foi 'boa' dentro do padrão avião, o café da manhã foi farto. Gostei muito de voar Lufthansa. Vou repetir! – Sbonini

“Poderia ser melhor. Poltronas desconfortáveis, apertadas para quem tem mais de 1,80 metro de altura. O serviço foi satisfatório.” - Vladimirdamasio

QATAR AIRWAYS
“Nunca havia voado com a Qatar e, honestamente, fui muito positivamente surpreendida. Avião super limpo, assim como banheiros, opções vegetarianas a bordo, ótimos filmes com legendas em diversos idiomas. Aeromoças muito educadas. Até hoje foi a melhor companhia que já utilizei.” – Vanessa T

“A classe executiva da Qatar é muito bem cotada, porém deixa muito a desejar [...] Pela falta de cuidado dos comissários, o tempo inteiro havia fluxo de pessoas da econômica para nosso banheiro, e inclusive pegando coisas como águas. Só que isto foi por mais de 14 horas de voo. Algo que era para ser relaxante virou uma coisa extremamente cansativa.” – Andrea B

RYANAIR

“Voo de baixo custo por preço super justo, não espere conforto e regalias, você paga por tudo, mas o importante é pagar barato e sair pontualmente.” – Michele O

“Mesmo sendo uma low cost, acho que poderia ser um pouco mais confortável. Tudo muito duro, tudo muito comercial. Uma vontade incrível de vender coisas. O voo do Porto para Milão (Bergamo) tinha uma espaço um pouco maior, mas ainda assim das três low cost que peguei, a Ryanair foi a pior.” – Denise Capece

SOUTHWEST AIRLINES
“Atendimento nos guichês super prático, despacho de malas sem taxas extras e peso das mesmas muito bom. Atendimento a bordo muito bom!” – Gleice M

“Avião pequeno com pouco espaço, não é possível escolher o seu lugar. Pessoas escolhem por ordem de entrada e a ordem não segue nenhum critério.” – Leticia L

TAM
“Tripulação muito solícita e educada, serviço padrão! A maior vantagem é o programa de fidelidade. Minha companhia aérea preferida.” – Carolina Pie

“Momento não está bom para as aéreas nacionais, e isso se vê também na Tam, que já teve um serviço de bordo melhor. Além disso, fui informado de que não deveria pegar a bagagem em Santiago e isso me causou problema. A impressão é de que as coisas realmente já foram melhores. Ser comprada é um claro sinal disso.” – Rezende2013

UNITED AIRLINES
“Excelente companhia para ir para os Estados Unidos, check-in, pontualidade nos horários dos voos. Mesmo na classe econômica, o entretenimento é muito bom e as refeições também são boas. O atendimento dos comissários foi excelente. Voltaria a voar pela companhia com certeza.” – Neto777

“Mesmo de classe executiva, a United peca. Peca em vários sentidos. Os lounges são fracos, a alimentação poderia ser melhor e as aeromoças são grosseiras.” – Thelma T

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados