"Expectativas superadas": Simon Mayle celebra ILTM North America 2023
Feira de Turismo de luxo foi realizada pela primeira vez nas Bahamas, depois de 10 anos no México
NASSAU (BAHAMAS) - “Expectativas superadas”. É a avaliação do diretor da ILTM North America, Simon Mayle, no terceiro e último dia das 26 mil reuniões de negócios pré-agendadas no evento de viagens de luxo.
“Para um primeiro ano, posso dizer que Baha Mar (complexo hoteleiro onde a feira foi realizada) superou todas as minhas expectativas. Entregou uma bela festa de abertura nos jardins. E recebeu sem maiores problemas um total de 1.3 mil pessoas, todas consideradas vips, entre 475 compradores, 475 exibidores, diretores de hotéis e jornalistas”, conta.
Depois de dez anos no México, a ILTM NA estreou nas Bahamas. Mayle reconhece que muitos exibidores estavam receosos com a mudança de endereço. Afinal, é difícil não se encantar por um lugar como Mayakoba, complexo hoteleiro perto de Playa del Carmen, na Riviera Maya, entre a floresta e o mar. Maykoba viu a ILTM NA nascer e a abrigou por uma década. Mas a feira cresceu e precisava de mais conectividade, espaço e infraestrutura.
“Em Mayakoba criamos um jeito diferente de fazer reuniões. ILTM NA é um evento gostoso, relaxado, ao lado da praia. Quando anunciamos ano passado que viríamos para as Bahamas, teve gente que não gostou. Mas agora essas pessoas vieram conversar comigo e reconheceram que a mudança era necessária. A feira está crescendo de 10% a 15% ao ano. Precisávamos de mais espaço e com mais fácil acesso. Nassau recebe voos diretos de Londres e está a apenas uma hora de Miami. O aeroporto fica a 15 minutos de Baha Mar. E continuamos na praia”.
O executivo destaca também o grande número de compradores de Estados Unidos, Canadá e México, que participaram pela primeira vez da ILTM NA.
“Recebemos 72% de compradores estreantes na feira. Era um grande desafio fazer com que eles navegassem pelo evento sem dificuldade. E acredito que fomos bem-sucedidos”.
O contrato da ILTM NA com Baha Mar é de três anos. Para 2024, há mais novidades:
“Pretendemos explorar mais o destino, incentivando viagens de familiarização antes e depois da feira”, adianta Simon Mayle. “E, também, em aproveitar melhor o resort, que tem atrações incríveis, como oferta de passeios, restaurantes de chefs estrelados e até sua a própria boate”.
Em relação aos exibidores, a ideia do diretor da ILTM North America, e também da ILTM Latin America, é continuar trazendo novos destinos.
“O mercado de viagens de luxo está em alta em todo mundo. Em 2023 tivemos Sardenha, Mallorca e Estônia pela primeira vez na ILTM NA, para citar apenas algumas das novidades. Na ILTM Cannes, teremos a estreia da Embratur junto com a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA). Há tanto lugar diferente para conhecer”, diz.
O Brasil esteve presente na ILTM NA com o Visit Rio e os hotéis Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, Belmond Copacabana Palace e Cataratas (Foz do Iguaçu), Pousada do Sandi (Paraty, RJ, em parceria com a Compass Signature) e Unique (São Paulo).
Na manhã do último dia, nesta quinta-feira (21), a Accor recebeu os jornalistas no SLS, onde o assunto foi a marca Fairmont. Estiveram presentes os diretores gerais Neto Moreira, do Fairmont Rio; Nicolas Kipper, do Fairmont Quasar Istanbul, e Jacco van Teeffelen, do Faimont Mayakoba, o antigo endereço da ILTM NA.
Veja fotos no álbum abaixo.
A PANROTAS é media partner da ILTM North America
Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da ILTM North America e com seguro GTA