ILTM North America registra 22% de novos exibidores
Feira nas Bahamas espera realizar mais de 25 mil reuniões de negócios entre exibidores e compradores
NASSAU (BAHAMAS) - Cada vez maior. No primeiro dia de reuniões agendadas, a feira International Luxury Travel America North America (ILTM NA) atualizou as estatísticas. O novo CEP já era anunciado. Depois de dez anos no México, no bucólico complexo hoteleiro de Mayakoba, entre o mar e a floresta da Riviera Maya, o evento de Viagens e Turismo de luxo voltado para o mercado da América do Norte tem muitos novos participantes e um endereço bem diferente: Baha Mar, complexo hoteleiro com cassino e lojas de luxo nas Bahamas.
Os números são maiores do que os previamente esperados pelos organizadores do evento. Ao longo de três dias, até amanhã (21), estão previstas 25,6 mil reuniões de negócios. No centro de convenções de Baha Mar há 475 exibidores (22% estreando no evento) de 65 países, incluindo representantes do Brasil, e 475 compradores de 200 diferentes cidades de Estados Unidos, Canadá e México. Destes buyers, uma quantidade significativa, 72%, participa da ILTM NA pela primeira vez.
Josy Karabolad, baseada nos Estados Unidos e diretora de Vendas para as Américas do Joali Maldives e do Joali Being, estava apreensiva com tanta novidade de uma vez só: “Tem muita gente nova, fiquei receosa. Mas todos são consultores de viagens excelentes, bem selecionados e familiarizados com a marca. Maldivas é sucesso entre os americanos”.
Isso não se pode dizer de São Paulo. Wellington Melo e Fernanda Hussen, do Hotel Unique, fizeram coro para destacar as dificuldades enfrentadas pela dupla:
“Tem comprador que marca reunião e sequer sabe onde fica São Paulo. O Brasil precisa investir mais em promoção no Exterior. Os canadenses, por exemplo, estão especialmente preocupados com as questões de segurança no Brasil. Em um evento como este, fica claro como nossos vizinhos na América do Sul estão mais bem-posicionados.”
Wellington Melo
Cristina Colin, gerente de Vendas do Caiman, no Pantanal, relatou o mesmo problema: “Os norte-americanos ficam surpresos ao saber que é possível fazer safáris no Pantanal”.
Já David Constancio, do Fairmont Copacabana Rio de Janeiro, teve melhor sorte: “Até agora, todas as reuniões estão sendo muito assertivas. Os compradores sabem o que estão procurando e estão aqui por conta da demanda. Foi um primeiro dia intenso.”
Roberta Werner, diretora executiva do Visit Rio/Rio CVB, endossou: “O mercado norte-americano é extremamente importante para o Rio de Janeiro.” Mesma opinião do proprietário da Pousada do Sandi, em Paraty (RJ), cidade Patrimônio Mundial pela Unesco, que estreia na ILTM NA em parceria com a Compass Signature: “Estamos mostrando Paraty no mundo, e a recepção não poderia ser melhor. Americanos estão procurando novos destinos, e isso me impressionou. Além da pousada, que foi inteiramente renovada durante a pandemia, temos duas novas villas para apresentar”, disse Sandi Adamiu.
A PANROTAS é media partner da ILTM North America
Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da ILTM North America e com seguro GTA
Veja mais fotos da ILTM North America: