ILTM Cannes mostra que o Turismo de luxo está de volta
Foram quatro dias de networking e reencontros entre os principais players do segmento
CANNES (FRANÇA) – No ano passado, o setor de Turismo de luxo se viu impossibilitado de comparecer à principal feira global do segmento, a ILTM Cannes. Devido à pandemia e às restrições, o evento não pôde acontecer pessoalmente e foi realizado de forma híbrida. Um ano depois, com a vacinação e a melhora da crise, o destino francês da Côte D'Azur recebeu, nesta semana que passou, a edição de 2021, reunindo, novamente, as principais lideranças, marcas, produtos e serviços de alto padrão do mundo todo.
Foram quatro dias (6 a 9 de dezembro) e um total de 4,8 mil pessoas. Deste número, 1,3 mil eram buyers internacionais e 1,3 mil expositores. Do Brasil, de destinos como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis, foram pelo menos 40 compradores e agentes de viagens.
“Parece a mesma feira de 2019. Todo mundo trabalhando, feliz, se relacionando. Tivemos uma redução de 20% em relação à última edição – que, inclusive, foi a maior de todas –, mas estamos satisfeitos com estes números. Tivemos poucos cancelamentos por receio da covid-19, deu tudo muito certo”, comemora o diretor da ILTM North America e ILTM Latin America, Simon Mayle.
Segundo Mayle, os buyers convidados são aqueles que possuem um relacionamento bastante estreito com seus clientes, que os seguem nas redes sociais, que acompanham as novidades em relação a produtos e lançamentos, que estão por dentro do que está acontecendo. “É muito bom o viajante ver que seu consultor de viagens foi para Paris antes de vir a Cannes, visitou hotéis... Depois veio para a maior e mais importante feira de Turismo de luxo. É um diferencial e estar aqui é realmente um selo”, explica.
Pelos corredores, colegas e parceiros se reencontraram, compartilharam novos produtos, novos roteiros, lançamentos de hotéis e de cruzeiros, experiências diversificadas e mais. Como disse o diretor da Infinite Turismo, Alexandre Clemente Neto, a ILTM Cannes é um palco não só para rever parcerias, mas também para abrir portas.
“Foi uma delícia ver a felicidade das pessoas e sabemos que isso deu uma confiança a elas. Todo mundo dizendo que estava precisando disso, desta troca. Fizemos um evento atrás do outro, ILTM North America em setembro, depois Latin America em outubro e, agora, a grande feira na Riviera Francesa. Isso mostra que a indústria está retomando, que estamos de volta e que 2022 tem tudo para bombar.”
MUDANÇA DE HÁBITO
Como estamos percebendo já há algum tempo, a pandemia transformou o viajante e, junto com isso, sua forma de viajar. Ressignificou o Turismo de alto padrão. Para Mayle – assim como para Teresa Perez, fundadora da Teresa Perez Tours –, o viajante de luxo está questionando seus próprios valores, colocando mais importância em sua vida pessoal e escolhas do dia a dia.
“E isso, para o luxo e lazer, reflete super. Ele não vai mais trabalhar como antes, não vai viajar mais tanto a negócios como viajava. Por isso, ele vai curtir a vida, percebeu que ela é curta. Vai passear com a família... Então ele está procurando lugares que deem esta oportunidade para aproveitar a natureza e ter essas experiências, com muito espaço e ao ar livre”, finaliza.
O Portal PANROTAS é media partner da ILTM Cannes, viaja a convite da organização do evento, com seguro viagem GTA, incluindo proteção contra covid-19
Foram quatro dias (6 a 9 de dezembro) e um total de 4,8 mil pessoas. Deste número, 1,3 mil eram buyers internacionais e 1,3 mil expositores. Do Brasil, de destinos como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis, foram pelo menos 40 compradores e agentes de viagens.
“Parece a mesma feira de 2019. Todo mundo trabalhando, feliz, se relacionando. Tivemos uma redução de 20% em relação à última edição – que, inclusive, foi a maior de todas –, mas estamos satisfeitos com estes números. Tivemos poucos cancelamentos por receio da covid-19, deu tudo muito certo”, comemora o diretor da ILTM North America e ILTM Latin America, Simon Mayle.
Segundo Mayle, os buyers convidados são aqueles que possuem um relacionamento bastante estreito com seus clientes, que os seguem nas redes sociais, que acompanham as novidades em relação a produtos e lançamentos, que estão por dentro do que está acontecendo. “É muito bom o viajante ver que seu consultor de viagens foi para Paris antes de vir a Cannes, visitou hotéis... Depois veio para a maior e mais importante feira de Turismo de luxo. É um diferencial e estar aqui é realmente um selo”, explica.
Pelos corredores, colegas e parceiros se reencontraram, compartilharam novos produtos, novos roteiros, lançamentos de hotéis e de cruzeiros, experiências diversificadas e mais. Como disse o diretor da Infinite Turismo, Alexandre Clemente Neto, a ILTM Cannes é um palco não só para rever parcerias, mas também para abrir portas.
“Foi uma delícia ver a felicidade das pessoas e sabemos que isso deu uma confiança a elas. Todo mundo dizendo que estava precisando disso, desta troca. Fizemos um evento atrás do outro, ILTM North America em setembro, depois Latin America em outubro e, agora, a grande feira na Riviera Francesa. Isso mostra que a indústria está retomando, que estamos de volta e que 2022 tem tudo para bombar.”
MUDANÇA DE HÁBITO
Como estamos percebendo já há algum tempo, a pandemia transformou o viajante e, junto com isso, sua forma de viajar. Ressignificou o Turismo de alto padrão. Para Mayle – assim como para Teresa Perez, fundadora da Teresa Perez Tours –, o viajante de luxo está questionando seus próprios valores, colocando mais importância em sua vida pessoal e escolhas do dia a dia.
“E isso, para o luxo e lazer, reflete super. Ele não vai mais trabalhar como antes, não vai viajar mais tanto a negócios como viajava. Por isso, ele vai curtir a vida, percebeu que ela é curta. Vai passear com a família... Então ele está procurando lugares que deem esta oportunidade para aproveitar a natureza e ter essas experiências, com muito espaço e ao ar livre”, finaliza.
O Portal PANROTAS é media partner da ILTM Cannes, viaja a convite da organização do evento, com seguro viagem GTA, incluindo proteção contra covid-19