Câmara LGBT lança azulejo assinado por Ronaldo Fraga
O designer mineiro Ronaldo Fraga criou a arte da edição 2019 do azulejo da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil
O estilista mineiro Ronaldo Fraga criou a arte da edição 2019 do azulejo da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil. A peça que é entregue aos associados, autoridades e parceiros da entidade, com a frase “Aqui respeitamos a diversidade”, escrita em três línguas: português, espanhol e inglês. Segundo o presidente da câmara, Ricardo Gomes, desde de 2016, quando a atual diretoria foi empossada, o azulejo é produzido com o objetivo de que estabelecimentos, entidades e pessoas se declarem de forma voluntária respeitosos e defensores da diversidade.
“O azulejo não é um selo e muito menos uma certificação. Quando concebemos esta ação pensamos que ela deveria ser um ato declaratório voluntário de respeito à diversidade. Hoje é uma alegria ver esta peça em estabelecimentos, entidades, organizações governamentais e até nas casas das pessoas em diversos países”, declara Gomes.
Segundo ele, Ronaldo Fraga é o designer brasileiro publicamente mais comprometido com o respeito à diversidade e por isso foi escolhido para criar a arte 2019, ano que ele considera de muitos desafios no tocante ao respeito dos direitos humanos no País. Em abril de 2016 o designer usou seu desfile e suas criações para criticar a intolerância, não só dos países europeus que viram as costas para refugiados e imigrantes, mas para a intolerância das diferenças, incluindo as do Brasil. Em outubro do mesmo ano Fraga emocionou seus convidados que lotaram o Teatro São Pedro, em São Paulo, com um casting de modelos 100% formado por mulheres trans.
Quando Fraga foi procurado pela Câmara LGBT com o convite para a criação do azulejo o designer, mesmo sabendo que o trabalho era voluntário, aceitou imediatamente e declarou se sentir honrado com o convite, mesmo com tempo curto para criação e com uma viagem internacional no meio do período de 20 dias para entrega da arte. “A busca dessa criação foi imprimir a diversidade como uma festa. Uma festa sob o céu estrelado ao som do melhor acordeão e banda de pífanos no interior do Brasil profundo. A diversidade LGBTI+ fora dos guetos, festejada por todos os brasileiros. Se uma criança e um ancião sorrirem diante dessa arte gráfica, terei alcançado a minha intenção”, disse Fraga.
A primeira edição do azulejo lançada em setembro de 2016 foi criada coletivamente, sem a assinatura de um artista. Já em 2017 o azulejo contou com a assinatura de Weider Silvério. No ano passado o designer Fause Haten assinou a peça.
Interessados em comprar a edição 2019 ou uma das anos anteriores devem entrar em contato com darlan@camaralgbt.com.br.