Após ser adquirida pela DeÔnibus, BuscaOnibus almeja expansão internacional
Empresa aposta na crescente demanda de turistas do Mercosul para impulsionar sua presença no mercado

Recém-adquirida pela DeÔnibus, empresa do grupo global Travelier, a plataforma BuscaOnibus — anuncia nova estratégia de crescimento. Após consolidar sua posição no País, a empresa mira sua expansão internacional, com ênfase na América Latina.
Fundada em Florianópolis em 2009, a BuscaOnibus se destacou durante os grandes eventos esportivos que movimentaram o Brasil na última década, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016. Agora, ao completar 16 anos de atividade, a plataforma volta a olhar para o mercado externo, impulsionada pelo aumento da demanda de viajantes estrangeiros, especialmente dos países do Mercosul.
O fluxo de turistas sul-americanos para o Brasil atingiu recordes recentes, impulsionado pela valorização do real frente às moedas vizinhas. A Argentina, em particular, tem sido um dos principais motores dessa alta: só em janeiro de 2024, mais de 870 mil argentinos visitaram o País, representando 58,6% do total de estrangeiros que entraram no Brasil no período. Esse movimento fortalece o potencial de expansão do BuscaOnibus na região.
“A Argentina é um mercado promissor para o modelo de metabuscadores. O país conta com duas grandes OTAs que dominam o setor, enquanto no Brasil o mercado é mais pulverizado e tende à consolidação de grandes players internacionais. Em um cenário como esse, uma plataforma que centraliza informações sobre trajetos, preços e horários pode ser extremamente benéfica para os viajantes”
José Almeida, CEO e fundador do BuscaOnibus
O grupo israelense Travelier, controlador da BuscaOnibus, já possui forte presença na Argentina, com as operações da Plataforma 10 (uma OTA consolidada) e da Sisorg, uma TMS (Transportation Management System, sistema de gerenciamento de transporte) voltado a operadoras e empresas do setor. Esse ecossistema reforça a estratégia de expansão do BuscaOnibus para conectar ainda mais passageiros sul-americanos ao Brasil e a outros destinos da região.
Turistas do Mercosul se concentram nas capitais vizinhas
Uma pesquisa realizada pelo BuscaOnibus em fevereiro revelou que o fluxo de turistas do Mercosul se concentra nas capitais vizinhas e nos principais destinos do Sul e Sudeste do Brasil.
- Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro figuram entre os destinos mais procurados por viajantes internacionais que chegam ao País via transporte rodoviário;
- Florianópolis, cidade sede da empresa, também tem se tornado um destino internacional, com aumento de voos para Europa e hubs da América Latina e América Central - um contexto que impulsiona também a demanda por outros modais de viagem.
“Esses dados são essenciais para entender os padrões de deslocamento e embasar estratégias de negócios, especialmente no setor de Turismo. Em 2025, queremos impulsionar essas conexões e facilitar o acesso dos viajantes sul-americanos às melhores opções para suas viagens, tanto nacionais quanto internacionais”, finaliza Almeida.
Além da estratégia internacional, o BuscaOnibus segue investindo na experiência do usuário com novidades na plataforma, como o recém-lançado app para iOS. Como destaca José Almeida, atualmente mais de 85% dos acessos já acontecem via mobile, sendo que os usuários iOS representam cerca de 30% do tráfego on-line da plataforma. “Este dado mostra uma mudança no perfil do viajante, com um grande número de pessoas de média e alta renda também viajando de ônibus”, resume.