Viracopos suspende voos após pouso de emergência interditar pista
Ainda não há previsão de reabertura. Voos estão sendo alternados para outros aeroportos
O AEROPORTO FOI REABERTO ÀS 17H43. VEJA A MATÉRIA ATUALIZADA!
Não, não estamos falando do Aeroporto de Florianópolis. O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), também foi obrigado a interromper os pousos e decolagens, na tarde desta segunda-feira (12), após pneus de um Boeing 737 estourarem durante um pouso de emergência.
Ainda não há previsão de reabertura, mas os técnicos de Viracopos já estão trabalhando para liberar a pista. Até o momento, também não há informações sobre a quantidade de voos afetados pelo incidente.
O Boeing 737, na ocasião, não opera voos comerciais de passageiros, apenas de cargas. O B737F tinha decolado de Viracopos com direção a Confins, em Belo Horizonte (MG), mas solicitou pouso de emergência em Campinas mesmo logo após a decolagem. Veja abaixo a nota do aeroporto de Viracopos.
Nota oficial do Aeroporto Brasil Viracopos
"A concessionária Aeroportos Brasil, administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), informa que o aeródromo foi fechado para pousos e decolagens a partir das 15h31 desta segunda-feira (12/08), devido a um pouso de emergência de um Boeing 737-4, da empresa Modern Logistics, prefixo PP-YBB, voo 9704, com destino ao Recife (PE).
Não houve feridos. No entanto, a aeronave permanece na pista desde o momento do pouso, interditando o aeroporto para pousos e decolagens. Todos os procedimentos de segurança foram acionados e uma equipe de Bombeiros e a ambulâncias de Viracopos estavam posicionados para acompanhar o pouso. A concessionária acionou o Centro de Gerenciamento de Crises para avaliar e mitigar os impactos.
A aeronave teve o pneu estourado ao decolar de Viracopos por volta das 12h32 desta segunda-feira e realizou procedimento para queimar o combustível durante cerca de duas horas. O piloto da aeronave declarou emergência e o pouso ocorreu por volta das 15h31. Durante a aterrisagem, outro pneu do lado esquerdo foi estourado e o trem de pouso foi danificado.
A situação está sendo avaliada no momento e os voos estão sendo alternados para outros aeroportos. Ainda não há previsão sobre o horário de liberação da pista. Orientamos aos passageiros a procurarem suas respectivas companhias aéreas para demais informações sobre os voos".