Pista do Salgado Filho passará por obras; Governo prevê retomada em outubro
Fraport já recebeu as informações preliminares a respeito da situação da pista de pousos e decolagens
A Fraport Brasil terá que reconstruir parte da pista de 3,2 mil metros de extensão do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, totalmente atingido pelas enchentes de maio. A concessionária que administra o terminal já recebeu as informações preliminares a respeito da situação da pista de pousos e decolagens.
O laudo completo das análises do solo deve ser entregue à Fraport na próxima segunda-feira (15), mas a necessidade de reconstrução da pista já era algo esperado pela concessionária.
O próprio CEO global da Fraport, Stefan Schulte, estará no Brasil na próxima semana para definir o cronograma oficial de reabertura. Informações preliminares dão conta de que o aeroporto só seria reaberto na segunda quinzena de dezembro. Dependendo da situação da pista, esta previsão pode se confirmar.
Também na próxima semana, os executivos da Fraport apresentarão o levantamento completo das necessidades de recuperação do aeroporto ao Ministério de Portos Aeroportos e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O Governo Federal, por outro lado, está mais otimista. Em entrevista recente à Rádio Gaúcha, o ministro de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, afirmou que a reabertura do terminal para receber pousos e decolagens deve acontecer até outubro.
Enquanto isso, a Fraport se prepara para retomar os procedimentos de check-in, embarque e desembarque dos voos operados na Base Aérea de Canoas. A reabertura do Salgado Filho para todos estes procedimentos está marcada para a próxima segunda-feira (15).