Karina Cedeño   |   03/06/2024 17:30

Lisboa-Madri em três horas? É o que promete novo projeto ferroviário

Anúncio foi feito pelo ministro das Infraestruturas e Habitação de Portugal, Miguel Pinto Luz


Reprodução/Youtube do Governo de Portugal
Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e da Habitação de Portugal
Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e da Habitação de Portugal

O ministro das Infraestruturas e da Habitação de Portugal, Miguel Pinto Luz, anunciou que um trem de alta velocidade ligará Lisboa a Madri em apenas três horas. De acordo com ele, o projeto deve ser concluído até 2034. O trem de alta velocidade também reduzirá o trajeto entre Lisboa e Porto a uma hora e quinze minutos.

“Tendo em vista a descarbonização dos transportes, é obrigatório que nós ajudemos essa transferência do modal de transporte aéreo para outros mais eficazes, impulsionando de forma incisiva o setor ferroviário, proposta que vem lá de trás e da qual o país se esqueceu durante décadas. Agora, levaremos essa proposta adiante, em sinergia com o governo espanhol”, destacou Luz, em vídeo divulgado no Youtube do Governo de Portugal.

E os passageiros que se deslocam entre Portugal e Espanha poderão ver melhorias nas ferrovias dos dois países antes mesmo de o trem de alta velocidade sair do papel, já que, de acordo com o ministro das Infraestruturas e da Habitação de Portugal, até 2027 a viagem de trem entre Lisboa e Madri deverá ser reduzida para seis horas, considerando que já foram iniciados trechos da nova linha entre os dois destinos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados