Laura Enchioglo   |   02/05/2024 09:20
Atualizada em 02/05/2024 09:21

Brightline anuncia parceria com Siemens para trem Las Vegas-Califórnia

Serviço está previsto para ser entregue em 2028, com trens mais velozes e acessíveis


Divulgação
Siemens apresentará trens AP220, que representam uma nova geração de tecnologia de alta velocidade
Siemens apresentará trens AP220, que representam uma nova geração de tecnologia de alta velocidade

A Brightline anunciou hoje (2) que a Siemens Mobility será a empresa designada para construir conjuntos de trens para o projeto ferroviário que ligará Las Vegas ao sul da Califórnia. O contrato inclui uma frota de dez conjuntos de trens "American Pioneer 220", mais veloz, para apoiar o cronograma de início do serviço do Brightline West, em 2028.

O anúncio de hoje ocorreu após um processo de aquisição competitivo plurianual conduzido entre vários concorrentes globais. A seleção, que está sujeita à celebração de acordos definitivos, baseia-se em critérios específicos que incluem preço, cronograma de fabricação, desempenho do trem, conformidade com ADA, comodidades para passageiros e capacidade total de passageiros. Além disso, os critérios consideraram a interoperabilidade futura com o projeto ferroviário de alta velocidade da Califórnia.

Esta seleção inclui um contrato de manutenção de material de 30 anos que será executado nas instalações de manutenção de veículos da Brightline West em Sloan, NV. Neste local, as equipes realizarão manutenções diárias de rotina, bem como revisões e reparos de longo prazo.

A Siemens apresentará os trens AP220, que representam uma nova geração de tecnologia de alta velocidade, apresentando o que há de mais moderno em experiência de passageiro, tecnologia digital de ponta e um sistema de propulsão revolucionário, construído especificamente para o mercado dos EUA. Estes trens são uma evolução da comprovada plataforma Velaro, atualmente em operação na Europa. A Siemens estabelecerá uma nova instalação para construir o AP220 e anunciará a localização do primeiro centro de produção ferroviária de alta velocidade da América quando o contrato for finalizado.

Como será o trem conectando Las Vegas a Califórnia

O AP 220 será o primeiro conjunto de trens de alta velocidade a ser construído na América e foi projetado para velocidades operacionais de até 350 quilômetros por hora. O sistema de propulsão, o peso mais leve e o formato aerodinâmico o tornam mais eficiente do que outros trens de alta velocidade. O AP220 apresenta uma carroceria ultralarga projetada para conforto dos passageiros e para ser o trem mais acessível do mercado, excedendo os requisitos da ADA e permitindo que passageiros em cadeiras de rodas se movam com facilidade de um vagão para outro. Os trens de sete vagões transportarão entre 434 e 450 passageiros, dependendo da configuração final, e poderão fazer a viagem em menos de duas horas.

O sistema terá paradas em Las Vegas, Nevada, bem como em Victor Valley, Hesperia, e Rancho Cucamonga, Califórnia. O trem está previsto para ser entregue em 2028.

O projeto de US$ 12 bilhões recebeu recentemente US$ 3 bilhões em financiamento do projeto de lei bipartidário de infraestrutura do presidente norte-americando Joe Biden. O restante do projeto será financiado pela iniciativa privada.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados