Beatriz Contelli   |   11/06/2020 09:20

Turismo ferroviário começa retomada com novas medidas

O segmento se comprometeu a aderir aos protocolos de biossegurança apresentados pelo MTur

Com a solicitação da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC), as viagens turísticas retomaram ontem (quarta-feira, dia 10) as atividades. O retorno se tornou possível porque o segmento de trens turísticos se comprometeu a aderir aos protocolos de biossegurança apresentados pelo Ministério do Turismo: o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”.

MTur
Os trens deverão organizar horários para evitar aglomeração de pessoas e manter portas e janelas abertas
Os trens deverão organizar horários para evitar aglomeração de pessoas e manter portas e janelas abertas
No caso dos trens turísticos, para auxiliar a volta do segmento com segurança para turistas e também para trabalhadores, o protocolo destinado a “Transportadora Turística” traz orientações gerais e específicas como: organizar horários de clientes de forma a evitar aglomeração de pessoas e manter, sempre que possível, portas e janelas abertas para melhorar a circulação do ar, auxiliando na ventilação natural do ambiente.

“O Ministério do Turismo tem trabalhado em diferentes frentes para assegurar que a retomada de nossa atividade ocorra de maneira segura para turistas e trabalhadores do segmento. O selo é um diferencial importante para esse novo turismo que surgirá com o fim da pandemia. O Brasil sai na frente de vários concorrentes mundiais ao estabelecer esses protocolos de biossegurança”, afirmou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

A criação do selo de boas práticas em questões associadas à biossegurança é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo MTur a fim de minimizar os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades. Ele está vinculado ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

O selo, que é totalmente gratuito, deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional. Além disso, possibilitará a realização de denúncias em caso de descumprimento o que poderá resultar em sua revogação.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados