MTur divulga protocolos básicos e específicos para 15 atividades; veja
Ministro Marcelo Álvaro Antonio comandou o lançamento do selo Turismo Responsável
O Ministério do Turismo lançou hoje o selo “Turismo Responsável Limpo e Seguro, faça a sua parte". O lançamento ocorreu em uma live que contou com a participação do ministro Marcelo Álvaro Antônio e de diversos nomes do trade turístico nacional, como a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, o presidente da Braztoa, Roberto Neldeciu, e do presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares. Na ocasião, os líderes da pasta apresentaram os protocolos básicos e específicos para cada uma das 15 atividades do Cadastur. Distanciamento social, restrição de público, higienização, controle de acessso de visitantes são alguns dos protocolos exigidos para os interessados em estampar o selo em seus estabelecimentos.
Confira o site do programa.
Segundo Álvaro Antonio, os protocolos foram construídos em conjunto com a Anvisa e com as 15 atividades do Cadastur, levando em consideração algumas medidas adotadas por entidades estrangeiras e pelo Ministério da Saúde. “Esta é uma ação que dá o ponta pé inicial para trazer a confiança do turista nacional e internacional. O Turismo doméstico será a espinha dorsal na retomada do setor, e os estabelecimentos que possuírem o selo terão ainda mais credibilidade e a confiança da sociedade”, disse.
Ainda de acordo com o ministro, o selo foi elaborado em parceria com outros dez países, que adotaram iniciativas semelhantes. “Essa é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo Ministério do Turismo, com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades”, confirmou.
Vale destacar que o selo é opcional e não é obrigatório. Entretanto, ele poderá ser, na avaliação do ministro, um "importante diferencial para atender o novo perfil de turista que surgirá pós pandemia, um turista mais atento às questões sanitárias e mais exigente em relação em relação a higiente e outros cuidados".
Para solicitar o selo, que é gratuito, o interessado deve observar se atende as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e deve estar com situação regular perante o Cadastur. Em caso positivo, ele adere a autodeclaração que atende os pré-requisitos determinadas e é encaminhado para uma área do site do selo onde pode realizar o download do selo para impressão.
O selo deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code onde o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional e possibilitará, inclusive, a realização de denúncias em caso de descumprimento.
Empresas com atividades suspensa, mas em dia com o Cadastur, também poderão solicitar o selo. Clique aqui para solciitar.
VEJA ABAIXO OS PRINCIPAIS PROTOCOLOS DIVIDIDOS POR ATIVIDADES
MEIOS DE HOSPEDAGEM
Entre as medidas estão a lavagem e desinfecção das superfícies onde colaboradores e consumidores circulam; renovação de ar, regularmente, das salas e espaços fechados, abrindo as janelas e portas para passagem da correnteza aérea; e Providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento e a organização das filas para que seja respeitada a distância mínima de 2,0 (dois) metros entre as pessoas.
Leia mais sobre os protocolos de MEIOS DE HOSPEDAGEM clicando aqui
AGÊNCIAS DE VIAGENS
Promover a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento; disponibilizar, nos banheiros, sabonete líquido e toalhas de papel descartáveis; assegurar a lavagem e desinfecção das superfícies onde colaboradores e consumidores circulam. Além de seguir os protocolos básicos, o estabelecimento deve orientar o consumidor a utilizar os estabelecimentos/equipamentos que estão seguindo os protocolos.
Leia mais sobre os protocolos de AGÊNCIAS DE VIAGENS clicando aqui
TRANSPORTADORAS TURÍSTICAS
Realizar a limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo balcões, interruptores de luz e de elevadores, maçanetas, puxadores de armários, entre outros); promover a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento; Utilizar lixeiras que não precisem ser abertas manualmente e esvaziá-las várias vezes ao dia.
Leia mais sobre os protocolos de TRANSPORTADORAS TURÍSTICAS clicando aqui
ORGANIZADORAS DE EVENTOS
Providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento e a organização das filas para que seja respeitada a distância mínima de dois metros entre as pessoas; evitar distribuição de materiais promocionais impressos, dando preferência aos digitais; obrigatório o uso de máscaras por todos os participantes; deve-se primar por estandes abertos e ventilados (exceto depósito), entre outros.
Leia mais sobre os protocolos para ORGANIZADORAS DE EVENTOS clicando aqui
PARQUES TEMÁTICOS
Realizar a checagem de temperatura dos visitantes nas entradas do parque, não permitindo o acesso dos visitantes com temperatura acima de 37,8°, orientando que procure atendimento médico; Monitorar através de checklists as práticas de segurança, distanciamento social e os protocolos de higiene e desinfecção; Implementar comunicação visual em diversos pontos do estabelecimento, conscientizando visitantes sobre distanciamento, utilização de álcool em gel e antissepsia das mãos; entre outros
Leia mais sobre os protocolos para PARQUES TEMÁTICOS clicando aqui
GUIAS DE TURISMO
Informar-se sobre prevenção de riscos higiênicos e sanitários no desenvolvimento de sua atividade; Evitar saudações com contato físico, incluindo o aperto de mãos, com outros guias de turismo e outros profissionais além de turistas e visitantes; Usar sempre máscaras e orientar aos clientes a fazer o mesmo. Elaborar passeios, preferencialmente, em sentido único para evitar cruzamento de grupos, sempre que possível, coordenando o trajeto com outros guias; Estabelecer um número máximo de pessoas a que se pode oferecer o serviço de maneira segura;
Leia mais sobre os protocolos para GUIAS DE TURISMO clicando aqui
ACAMPAMENTOS TURÍSTICOS
Os estabelecimentos devem trabalhar com apenas 50% (cinquenta por cento) do espaço disponível para instalação dos acampamentos devendo respeitar a distância de dois metros entre as unidades; garantir que apenas os usuários que estão de máscara de proteção facial possam acessar o local; Instalar barreiras físicas, como telas transparentes, para proporcionar uma separação adequada entre clientes e funcionários no balcão de atendimento.
Leia mais sobre os protocolos para ACAMPAMENTOS TURÍSTICOS clicando aqui
RESTAURANTES, CAFETERIAS, BARES E SIMILARES
Os estabelecimentos que dispõem os alimentos em buffet para o autosserviço devem colocar no local onde ficam os pratos e talheres, dispensadores de álcool 70% nas formas disponíveis (líquida, gel, spray, espuma ou lenços umedecidos) e luvas descartáveis (o consumidor não precisa usar luvas); as cadeiras/mesas devem ter número suficiente para garantir que a distância de 2,0 (dois) metros de distância entre as pessoas seja respeitada; Incentivar o pagamento por cartão ou outro meio eletrônico, de preferência sem contato
Leia mais sobre os protocolos de RESTAURANTES E SIMILARES clicando aqui
CENTROS DE EVENTOS
Sempre que possível, o credenciamento de visitantes deve ser on-line, com a possibilidade de voucher eletrônico (por meio de código de barras ou código QR) ou impressão antecipada da credencial (em casa), evitando filas no acesso ao evento; O acesso do hall de entrada do evento deverá incluir tapete contendo produto desinfetante; Colocar, em local visível, sinal indicativo de número máximo de pessoas permitido para garantir o distanciamento social nos ambientes.
Leia mais sobre os protocolos para CENTROS DE EVENTOS clicando aqui
PARQUES TEMÁTICOS AQUÁTICOS E ENTRETENIMENTO E LAZER
Garantir que as piscinas convencionais utilizem um sistema adequado de filtragem, nos parques aquáticos, em função de suas peculiaridades e visando privilegiar a segurança, a utilização de sistema cashless será priorizada de forma intensiva; providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento e a organização das filas.
Leia mais sobre os protocolos para PARQUES TEM. AQUÁTICOS clicando aqui
MARINAS, TURISMO NÁUTICO E PESCA ESPORTIVA
Proibido pernoitar na embarcação; apenas a família do sócio tem acesso a embarcação.
Leia mais sobre os protocolos desta atividade clicando aqui
CASAS DE SHOWS E ANIMAÇÃO TURÍSTICA
A capacidade da instalação deve ser definida para garantir a distância de segurança entre as pessoas, sugerindo-se ocupação máxima de 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade; Atividades envolvendo contato devem ser evitadas; Assegurar um período sem atividade entre as sessões para a higienização da área e/ou dos equipamentos utilizados; obrigatório o uso de máscaras.
Leia mais sobre os protocolos de CASAS DE SHOWS E ANIMAÇÃO TURÍSTICA clicando aqui
ORGANIZADORES, PROMOTORES E PRESTADORES DE EVENTOS SERVIÇOS PARA EVENTOS
Quando houver necessidade de pessoal no espaço dedicado ao guarda-volumes, será obrigatório o uso de luvas e máscaras e desinfecção dos nichos ou armários a cada troca de volume; Manter pontos de descontaminação nas entradas dos eventos, Evitar distribuição de materiais promocionais impressos, dando preferência aos digitais.
Leia mais sobre os demais protocolos da atividade clicando aqui
LOCADORAS DE VEÍCULOS PARA TURISTAS
Nos estacionamentos: ajustar a mensagem eletrônica nas cancelas sobre a importância do cuidado e atenção às medidas de saúde para combater a Covid-19; reforçar a higienização nas cancelas e nos equipamentos de entrada dos veículos; evitar a operação de manobrista nesta fase; disponibilizar máscaras (e Shields, caso possível) e demais proteções para o atendente do caixa para pagamento de estacionamento e procurar manter somente um operador nesta função; organizar horários de clientes de forma a evitar aglomeração de pessoas e organizar filas, criando condições de todas as pessoas se manterem à distância de dois metros uma da outra.
Leia mais sobre os demais protocolos da atividade clicando aqui
PRESTADORES DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS NA REALIZAÇÃO E PROMOÇÃO DAS DIVERSAS MODALIDADES DO SEGMENTO TURÍSTICO
Assegurar a lavagem e desinfecção das superfícies onde colaboradores e consumidores circulam; promover a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento; promover a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento.
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Confira o site do programa.
Segundo Álvaro Antonio, os protocolos foram construídos em conjunto com a Anvisa e com as 15 atividades do Cadastur, levando em consideração algumas medidas adotadas por entidades estrangeiras e pelo Ministério da Saúde. “Esta é uma ação que dá o ponta pé inicial para trazer a confiança do turista nacional e internacional. O Turismo doméstico será a espinha dorsal na retomada do setor, e os estabelecimentos que possuírem o selo terão ainda mais credibilidade e a confiança da sociedade”, disse.
Ainda de acordo com o ministro, o selo foi elaborado em parceria com outros dez países, que adotaram iniciativas semelhantes. “Essa é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo Ministério do Turismo, com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades”, confirmou.
Vale destacar que o selo é opcional e não é obrigatório. Entretanto, ele poderá ser, na avaliação do ministro, um "importante diferencial para atender o novo perfil de turista que surgirá pós pandemia, um turista mais atento às questões sanitárias e mais exigente em relação em relação a higiente e outros cuidados".
Para solicitar o selo, que é gratuito, o interessado deve observar se atende as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e deve estar com situação regular perante o Cadastur. Em caso positivo, ele adere a autodeclaração que atende os pré-requisitos determinadas e é encaminhado para uma área do site do selo onde pode realizar o download do selo para impressão.
O selo deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code onde o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional e possibilitará, inclusive, a realização de denúncias em caso de descumprimento.
Empresas com atividades suspensa, mas em dia com o Cadastur, também poderão solicitar o selo. Clique aqui para solciitar.
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MEIOS DE HOSPEDAGEM
Entre as medidas estão a lavagem e desinfecção das superfícies onde colaboradores e consumidores circulam; renovação de ar, regularmente, das salas e espaços fechados, abrindo as janelas e portas para passagem da correnteza aérea; e Providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento e a organização das filas para que seja respeitada a distância mínima de 2,0 (dois) metros entre as pessoas.
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AGÊNCIAS DE VIAGENS
Promover a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento; disponibilizar, nos banheiros, sabonete líquido e toalhas de papel descartáveis; assegurar a lavagem e desinfecção das superfícies onde colaboradores e consumidores circulam. Além de seguir os protocolos básicos, o estabelecimento deve orientar o consumidor a utilizar os estabelecimentos/equipamentos que estão seguindo os protocolos.
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TRANSPORTADORAS TURÍSTICAS
Realizar a limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo balcões, interruptores de luz e de elevadores, maçanetas, puxadores de armários, entre outros); promover a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento; Utilizar lixeiras que não precisem ser abertas manualmente e esvaziá-las várias vezes ao dia.
Leia mais sobre os protocolos de TRANSPORTADORAS TURÍSTICAS clicando aqui
ORGANIZADORAS DE EVENTOS
Providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento e a organização das filas para que seja respeitada a distância mínima de dois metros entre as pessoas; evitar distribuição de materiais promocionais impressos, dando preferência aos digitais; obrigatório o uso de máscaras por todos os participantes; deve-se primar por estandes abertos e ventilados (exceto depósito), entre outros.
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PARQUES TEMÁTICOS
Realizar a checagem de temperatura dos visitantes nas entradas do parque, não permitindo o acesso dos visitantes com temperatura acima de 37,8°, orientando que procure atendimento médico; Monitorar através de checklists as práticas de segurança, distanciamento social e os protocolos de higiene e desinfecção; Implementar comunicação visual em diversos pontos do estabelecimento, conscientizando visitantes sobre distanciamento, utilização de álcool em gel e antissepsia das mãos; entre outros
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GUIAS DE TURISMO
Informar-se sobre prevenção de riscos higiênicos e sanitários no desenvolvimento de sua atividade; Evitar saudações com contato físico, incluindo o aperto de mãos, com outros guias de turismo e outros profissionais além de turistas e visitantes; Usar sempre máscaras e orientar aos clientes a fazer o mesmo. Elaborar passeios, preferencialmente, em sentido único para evitar cruzamento de grupos, sempre que possível, coordenando o trajeto com outros guias; Estabelecer um número máximo de pessoas a que se pode oferecer o serviço de maneira segura;
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ACAMPAMENTOS TURÍSTICOS
Os estabelecimentos devem trabalhar com apenas 50% (cinquenta por cento) do espaço disponível para instalação dos acampamentos devendo respeitar a distância de dois metros entre as unidades; garantir que apenas os usuários que estão de máscara de proteção facial possam acessar o local; Instalar barreiras físicas, como telas transparentes, para proporcionar uma separação adequada entre clientes e funcionários no balcão de atendimento.
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RESTAURANTES, CAFETERIAS, BARES E SIMILARES
Os estabelecimentos que dispõem os alimentos em buffet para o autosserviço devem colocar no local onde ficam os pratos e talheres, dispensadores de álcool 70% nas formas disponíveis (líquida, gel, spray, espuma ou lenços umedecidos) e luvas descartáveis (o consumidor não precisa usar luvas); as cadeiras/mesas devem ter número suficiente para garantir que a distância de 2,0 (dois) metros de distância entre as pessoas seja respeitada; Incentivar o pagamento por cartão ou outro meio eletrônico, de preferência sem contato
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CENTROS DE EVENTOS
Sempre que possível, o credenciamento de visitantes deve ser on-line, com a possibilidade de voucher eletrônico (por meio de código de barras ou código QR) ou impressão antecipada da credencial (em casa), evitando filas no acesso ao evento; O acesso do hall de entrada do evento deverá incluir tapete contendo produto desinfetante; Colocar, em local visível, sinal indicativo de número máximo de pessoas permitido para garantir o distanciamento social nos ambientes.
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PARQUES TEMÁTICOS AQUÁTICOS E ENTRETENIMENTO E LAZER
Garantir que as piscinas convencionais utilizem um sistema adequado de filtragem, nos parques aquáticos, em função de suas peculiaridades e visando privilegiar a segurança, a utilização de sistema cashless será priorizada de forma intensiva; providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento e a organização das filas.
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MARINAS, TURISMO NÁUTICO E PESCA ESPORTIVA
Proibido pernoitar na embarcação; apenas a família do sócio tem acesso a embarcação.
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CASAS DE SHOWS E ANIMAÇÃO TURÍSTICA
A capacidade da instalação deve ser definida para garantir a distância de segurança entre as pessoas, sugerindo-se ocupação máxima de 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade; Atividades envolvendo contato devem ser evitadas; Assegurar um período sem atividade entre as sessões para a higienização da área e/ou dos equipamentos utilizados; obrigatório o uso de máscaras.
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ORGANIZADORES, PROMOTORES E PRESTADORES DE EVENTOS SERVIÇOS PARA EVENTOS
Quando houver necessidade de pessoal no espaço dedicado ao guarda-volumes, será obrigatório o uso de luvas e máscaras e desinfecção dos nichos ou armários a cada troca de volume; Manter pontos de descontaminação nas entradas dos eventos, Evitar distribuição de materiais promocionais impressos, dando preferência aos digitais.
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LOCADORAS DE VEÍCULOS PARA TURISTAS
Nos estacionamentos: ajustar a mensagem eletrônica nas cancelas sobre a importância do cuidado e atenção às medidas de saúde para combater a Covid-19; reforçar a higienização nas cancelas e nos equipamentos de entrada dos veículos; evitar a operação de manobrista nesta fase; disponibilizar máscaras (e Shields, caso possível) e demais proteções para o atendente do caixa para pagamento de estacionamento e procurar manter somente um operador nesta função; organizar horários de clientes de forma a evitar aglomeração de pessoas e organizar filas, criando condições de todas as pessoas se manterem à distância de dois metros uma da outra.
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PRESTADORES DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS NA REALIZAÇÃO E PROMOÇÃO DAS DIVERSAS MODALIDADES DO SEGMENTO TURÍSTICO
Assegurar a lavagem e desinfecção das superfícies onde colaboradores e consumidores circulam; promover a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento; promover a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento.
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