Da Redação   |   25/04/2025 15:30
Atualizada em 25/04/2025 15:48

App conecta turistas a comércios locais, e Brasil mira nômades digitais com parceria

Iniciativas digitais destacam o País em soluções para viajantes, comércio local e impacto social


iStock/Converse

A Travel Tech Hub descobriu novas ferramentas digitais que visam facilitar a vida dos viajantes, promover o turismo regional e facilitar a gestão para agentes do setor de turismo. As novidades incluem ainda uma plataforma que fomenta o negócio do pequeno empreendedor.

Curioso sobre as tendências em travel tech? No Brasil, a NomadX firmou uma parceria com a Embratur para trazer mais nômades digitais ao país. A iniciativa destaca a importância da tecnologia e meios de conexão de alta velocidade para atrair cada vez mais este nicho.

Teve também a govtech Xertica.AI sendo reconhecida por um projeto de doação de sangue por meio de inteligência artificial. E não é só isso, a govtech foi premiada pelo Google por diversas ações que usam a tecnologia para causar impacto social na América Latina.

Quer saber mais? Confira abaixo as notícias de travel tech desta semana

Em troca de descontos: app conecta viajantes a comércios indicados por moradores locais

Divulgação

A Global Nomad Pass quer mudar a forma como a gente viaja: em vez de seguir os roteiros turísticos tradicionais, a ideia é viver o destino como um local — com direito a descontos de até 50% em mais de 500 comércios selecionados por moradores. Por meio de um passe digital (que custa US$79,99 por ano), os viajantes acessam cafés, bares, hospedagens e experiências autênticas em mais de 25 cidades pelo mundo, incluindo o Rio de Janeiro.

Por trás da proposta está o desejo de tornar o turismo mais consciente e conectado com a cultura local. O modelo beneficia tanto quem viaja quanto quem recebe: pequenos comércios ganham visibilidade e novos clientes, enquanto os turistas economizam e evitam as armadilhas clássicas de viagem.

No Brasil, a iniciativa já chegou à cidade do Rio de Janeiro, onde mais de 20 experiências já foram catalogadas pelos “cariocas da gema”. Segundo Safir Jamal, CEO da Global Nomad Pass, a expectativa é que mais cidades brasileiras sejam contempladas com estabelecimentos credenciados.

Govtech brasileira aposta em IA para valorizar o turismo regional

Divulgação

A startup brasileira Destinos Inteligentes vem promovendo o turismo regional por meio da tecnologia e o uso de dados. A plataforma transforma qualquer ponto com internet em um posto de informação turística digital — com geolocalização, tradução automática e acessibilidade.

A ideia é simples: organizar as informações turísticas das cidades e facilitar o acesso a elas, promovendo experiências mais personalizadas e inclusivas, especialmente em regiões fora dos grandes centros. Para os gestores públicos, os dados gerados em tempo real viram ferramentas estratégicas para planejar ações e eventos.

A empresa também está desenvolvendo uma IA própria que recomenda roteiros com base no perfil do visitante, sempre com foco em destinos oficiais. Já presente em 80 cidades brasileiras, a plataforma oferece desde rotas gastronômicas até experiências voltadas para bem-estar e negócios, com foco no desenvolvimento sustentável e na valorização dos pequenos empreendedores locais.

Brasil firma parceria com NomadX para se tornar destino global para nômades digitais

Divulgação

Durante a WTM Latin America, em São Paulo, a Embratur firmou um protocolo de intenções com a NomadX, plataforma global especializada em nômades digitais. O objetivo é promover o Brasil como um destino atrativo, estruturado e preparado para trabalhadores remotos. A parceria visa expandir a oferta de destinos brasileiros na plataforma e desenvolver ações de promoção internacional voltadas para esse segmento crescente de turistas, que já ultrapassa os 40 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destacou que o governo brasileiro aposta em inovação e tecnologia para atender a essa demanda e melhorar a experiência de quem visita o país. Por sua vez, Gonçalo Hall, CEO da NomadX, enfatizou o grande potencial do Brasil para atrair nômades digitais, graças à sua cultura vibrante, natureza exuberante e hospitalidade calorosa.

Xertica.ai recebe prêmio Google Cloud por suas soluções de IA em serviços públicos na América Latina

Divulgação

A Xertica.ai, empresa especializada em inteligência artificial generativa e consultoria em nuvem, foi premiada pelo Google Cloud com o prêmio "Social Impact Partner of the Year – Technology for Good".

O reconhecimento destaca suas soluções de tecnologia com impacto social na América Latina, especialmente nas áreas de justiça, saúde, meio ambiente e resposta a crises. A empresa tem se consolidado no mercado govtech, aplicando IA para melhorar serviços públicos e contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Entre os projetos premiados estão iniciativas no Brasil, como a criação de um robô para otimizar a doação de sangue com IA, uma solução para acelerar a justiça no Rio Grande do Sul, plataformas de resposta a desastres em situações de enchentes e ferramentas para fiscalização ambiental em Minas Gerais.

Anna Gabriela Costa, do Travel Tech Hub, especial para o Portal PANROTAS.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados