Karina Cedeño   |   11/03/2025 18:24

Veja como o Sabre usa a tecnologia para impulsionar conteúdo de hotéis a agências

Machine learning e inteligência artificial podem ser aliadas para a realização de reservas pertinentes


PANROTAS/Gute Garbelotto
Chinmai Sharma, senior VP & Global Head Lodging, Ground and Sea do Sabre
Chinmai Sharma, senior VP & Global Head Lodging, Ground and Sea do Sabre

De que forma é possível resolver o quebra-cabeças da fragmentação na indústria do Turismo? O tema foi trazido por Chinmai Sharma, senior VP & Global Head Lodging, Ground and Sea do Sabre nesta edição do Fórum PANROTAS, que acontece hoje (11) e amanhã (12) no Golden Hall do WTC Events Center, em São Paulo.

De acordo com Sharma, a tecnologia pode ajudar - e muito - nesse processo e o Sabre faz uso da Inteligência Artificial para impulsionar o conteúdo de hotéis para as agências de viagens.

“A demanda por viagens aumentou nos últimos anos e há muitas escolhas, o problema é como personalizar essa oferta e convergi-la em uma única plataforma, tornando isso mais significativo para os agentes, gestores de viagens e viajantes. É aí que entra a Inteligência Artificial”

Chinmai Sharma, senior VP & Global Head Lodging, Ground and Sea do Sabre

Entre as ferramentas usadas pelo Sabre para a distribuição hoteleira, destaca-se o Lodging AI, que já está disponível para agentes de viagens no Brasil e também otimiza o trabalho e o tempo do travel manager, ao utilizar machine learning e inteligência artificial para dar recomendações e fazer reservas pertinentes e dentro das políticas de viagens das empresas.

O diferencial da ferramenta é resolver os problemas em escala. Sendo assim, o sistema automaticamente procura hotéis relevantes, recomenda propriedades, busca por serviços de transporte, tudo dentro do programa de viagens da empresa.

Com que frequência os hotéis são anexados à reserva de aéreo?

Sharma também mostrou uma métrica do Sabre que analisa quantas vezes os clientes acrescentam um hotel à sua reserva de aéreo. De acordo com os dados divulgados:

Reprodução/Sabre
Gráfico mostra frequência com que hotéis são anexados à reserva de aéreo
Gráfico mostra frequência com que hotéis são anexados à reserva de aéreo
  • 30% das reservas de hotel ocorrem naturalmente, sem a necessidade de intervenção ativa dos agentes de viagens;
  • 44% são oportunidades de anexação perdidas. Uma parcela significativa das reservas de hotel potenciais não está sendo realizada, o que sugere que há espaço para melhorias nos processos de venda;
  • 15% acontecem quando clientes aceitaram a oferta de um hotel como parte de uma venda cruzada;
  • Em 11% dos casos, os clientes recusaram a oferta de um hotel em uma venda cruzada.

"Vale observar que os agentes ofereceram proativamente um hotel em apenas 26% das vezes, resultando em uma alta taxa de oportunidades de anexação e receita perdidas", destaca Sharma.

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