Laura Enchioglo   |   11/03/2025 17:08

Personalização, cultura e digitalização: veja as tendências das viagens de luxo para 2025

Executivos da Sapiens Travel, W São Paulo, Porsche e Goya by Copastur participam do Fórum PANROTAS


PANROTAS/Gute Garbelotto
Jaymme Drummond, mediador, Marco Ferrer, da Goya, Lidiane Andreatta, do W São Paulo, Leandro Rodrigues, da Porsche Brasil, e Erick Sadao, da Sapiens Travel DMC
Jaymme Drummond, mediador, Marco Ferrer, da Goya, Lidiane Andreatta, do W São Paulo, Leandro Rodrigues, da Porsche Brasil, e Erick Sadao, da Sapiens Travel DMC

Personalização, customização, cultura e digitalização. Essas foram algumas tendências citadas por especialistas para as viagens de luxo durante painel no Fórum PANROTAS 2025, que acontece entre hoje (11) e amanhã (12) no Golden Hall do WTC Events Center, em São Paulo.

O bate-papo reuniu diferentes setores que compõe as viagens de luxo, da agência de viagens ao transporte, contando com a participação de Erick Sadao, co-owner da Sapiens Travel DMC, Leandro Rodrigues, diretor de Comunicação sênior da Porsche Brasil, Lidiane Andreatta, diretora de Vendas e Marketing do W São Paulo, e Marco Ferrer, high end product manager da Goya by Copastur. A mediação foi de Jaymme Drummond, criador e apresentador do Carioca NoMundo.

Para Sadao, o novo luxo visa o SER ao invés de TER e, por isso, é importante construir um roteiro único e autêntico, sempre ouvindo o que o cliente quer e precisa.

"Sou um entusiasta de viagens culturais, que podem ser, é claro, de luxo. As pessoas querem saber a história dos lugares que visitam, e é importante contar isso de forma legal, preparar conteúdos e treinar pessoas para que estabeleçam conversas. Uma viagem cultural faz com que a família inteira converse e eu acredito que isso é luxo"

Erick Sadao, co-owner da Sapiens Travel DMC

Nesta pegada de imersão e conexão com o destino, Lidiane destacou os diferenciais do W São Paulo e como a marca W trabalha para atender as demandas do cliente com 'qualquer coisa a qualquer momento'.

"O W é uma marca única, autêntica, que lança tendências. Nós trabalhamos com o conceito de Whatever, Whenever, que permite uma conexão com o local, faz com que o cliente se sinta parte do destino também. Nós temos pessoas dedicadas para isso, como um concierge, que também respeita a preferência do hóspede, se busca uma experiência autêntica local ou é um cliente mais tranquilo", explicou Lidiane Andreatta.

Mais que um produto

PANROTAS/Gute Garbelotto
Leandro Rodrigues, da Porsche Brasil, e Erick Sadao, da Sapiens Travel DMC
Leandro Rodrigues, da Porsche Brasil, e Erick Sadao, da Sapiens Travel DMC

Leandro, da Comunicação da Porsche, destacou também esta experiência para além do produto em veículos da marca, que segundo ele, trabalha em três vertentes: funcionalidade do produto, o que o cliente sente ao usar o produto, e no que o cliente se torna ao usar o produto.

De acordo com o executivo, esta última dimensão é na qual a Porsche mais se debruça. "Focamos em criar um calendário de experiências, e para cada cliente será algo diferente", apontou.

Para Marco Ferrer, da Goya, o que conta no final é uma boa pesquisa e uma rede de apoio para entregar ao cliente um produto impecável no final.

"O que o luxo mais quer é uma excelente entrega. Acho que uma boa pesquisa é o que conta para no final realizar a venda ao cliente, com curadoria e uma rede de apoio"

Marco Ferrer, high end product manager da Goya by Copastur

Personalização e atenção

O luxo está nos detalhes, conforme explicou Sadao. É um mimo especial ao cliente, é uma atenção diferenciada. O que vão lembrar no final da viagem, é aquela experiência que foi feita com excelência. "Como fornecedor temos que olhar com carinho para o agente e para o cliente", apontou.

Na Porsche, essa personalização e atenção faz parte do mais intrínseco à marca. Não existem dois Porsches iguais, já que o cliente chega a loja e, em uma sala de customização, escolhe todos os detalhes do seu veículo. "O legal da personalização é que ela aumenta o vínculo do cliente com o veículo", destacou.

Autenticidade e digitalização andam juntas

PANROTAS/Gute Garbelotto
Marco Ferrer, da Goya by Copastur, e Lidiane Andreatta, do W São Paulo
Marco Ferrer, da Goya by Copastur, e Lidiane Andreatta, do W São Paulo

Por fim, Lidiane destacou as mudanças que o segmento de viagens de luxo vem passando, com muita digitalização e inteligência artificial. "O cliente quer uma resposta rápida, mas também busca a personalização. Se pudesse citar o que dita o mercado agora, acredito que é a customização, a sustentabilidade e a digitalização, com IA e a modernização do atendimento", finalizou.

Patrocinadores Fórum PANROTAS 2025

O Fórum PANROTAS 2025 conta com a aliança institucional da CNC SESC SENAC, apoio institucional da Embratur, Setur Alagoas e o patrocínio de AbavSP | Aviesp, Abreu, Accor, Ancoradouro, Assist Card, Aviva, B2B Reservas, Beach Park, BeFly, BWH Hotels, BTG Pactual, Civitatis, ClickBus, Copastur, Coris, CVC, Decolar, Disney Cruise Line, Disneyland Resort Califórnia, Walt Disney World Resort Flórida, Enjoy, Experience Kissimmee, EZLink, FundturMS, Gol AirFrance KLM, Grupo Bancorbrás, Grupo BRT, Grupo Cataratas, Grupo R1, Grupo Wish, GTA, HotelDO, Iberia British, Intercity, Kaluah, Latam Delta, Maringá Turismo, Mondiale, Movida, Omnibees, Orinter, República Dominicana, Sabre, Sebrae, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, SEMTUR Maceió, SunCoastUSA, Tes Cenografia, Tyller, Viaje Paraná e Visite São Paulo CVB.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados