Think with Google lista quatro comportamentos do consumidor
Entender o consumidor é essencial para antecipar suas necessidades e otimizar a conexão em cada ponto

Nesta semana, o Google realizou o seu evento para negócios, Think with Google, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. No evento diversos profisionais da companhia compartilharam seus insights sobre comportamento do consumidor
Segundo a companhia, os usuários de hoje mudaram seu comportamento. Sua maneira de interagir com as informações é multimodal, alternando entre ações e dispositivos. Podendo dizer que são previsivelmente imprevisíveis. Ele se concentra em quatro ações, às vezes realizadas simultaneamente: pesquisas, ao rolar a tela na navegação online, assistir a vídeos e fazer compras.
Esse comportamento é rápido e fluido. Mas, ao mesmo tempo, é interativo e permite que eles descubram coisas e interesses novos. Em média, os consumidores interagem com mais de 130 pontos de contato móveis por dia . Confira os quatro comportamentos e seus consequentes impactos nas estratégias de negócios de marcas e anunciantes.
Searching
A maneira como as pessoas pesquisam está mudando. Elas usam o Gemini para exploração. As Visões Gerais Criadas por IA (AI Overviews) e o Google Lens são exemplos dessa nova forma de descobrir produtos e serviços.
Conforme os hábitos de busca se transformam, os consumidores passam a esperar respostas intuitivas e instantâneas, adaptadas às suas necessidades.
"Vemos mais de 5 trilhões de pesquisas anualmente. E com o uso da IA, o tipo de perguntas que as pessoas podem fazer também está crescendo. As Visões Gerais Criadas por IA (AI Overviews) alcançam um bilhão de pessoas por mês no mundo todo, em mais de 100 países, proporcionando grande visibilidade para as marcas. O Lens é usado para mais de 20 bilhões de consultas de pesquisa visual todos os meses 3 , destacando o uso crescente da pesquisa visual como uma ferramenta para encontrar informações e produtos"
Rodrigo Rodrigues, diretor-geral de Negócios do Google no Brasil
Scrolling
Nas telas dos celulares o conteúdo também se transformou, à medida que os planos de dados móveis aumentara, eles ampliaram o alcance dos vídeos. Rolar a tela é a versão moderna de "olhar vitrines". Buscando inspiração, as pessoas estão consumindo conteúdo, muitas vezes sem a intenção imediata de comprar. Mas, em segundos, a partir do criativo certo, o posicionamento de produto adequado ou a recomendação de um determinado influenciador podem despertar interesse e levar à ação.
A descoberta começa no Google e no YouTube e as decisões são tomadas também nas plataformas. De acordo com uma pesquisa da Ipsos, 83% dos consumidores utilizam os sites diariamente. Formatos curtos e longos têm se alternado na preferência dos usuários. No YouTube, os formatos curtos de YouTube Shorts contam atualmente 2 bilhões de pessoas ativas por mês no mundo, com mais de 70 bilhões de visualizações por dia.
No Brasil, segundo uma pesquisa própria do Google, 73% dos entrevistados afirmaram que o YouTube Shorts tem vídeos mais adaptados aos seus interesses, em comparação com outras plataformas de vídeos curtos. Quando falamos sobre intenção comercial, o Shorts tem lugar garantido no coração dos usuários: 85% dos usuários de YouTube Shorts afirmam que ele permite que eles descubram coisas que gostam e, em seguida, assistam às versões mais longas dessas coisas.
Por todos esses motivos, o YouTube se tornou a plataforma digital número 1 em alcance de pessoas de 18 a 24 anos no Brasil, segundo o TGI do Ibope Kantar, em comparação com os cinco maiores players digitais sociais. De acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar, 81% dos consumidores de vídeo do Brasil concordam que o YouTube os ajuda a decidir o que comprar, comparado a uma média de 63% das demais plataformas.
Streaming
Streaming não se trata apenas de assistir a filmes ou ouvir música. Trata-se de consumo de conteúdo contínuo e personalizado em plataformas como YouTube, TVs conectadas e podcasts. Ao contrário da publicidade tradicional unidirecional, as experiências de streaming são interativas, permitindo que os consumidores transitem de forma fluida da descoberta à tomada de decisão.
Para se destacar, foque em sequenciamento de conteúdo, personalização impulsionada por IA e storytelling interativo que transforma a visualização passiva em engajamento ativo.
O YouTube é o rei dos vídeos. As pessoas assistem a mais de um bilhão de horas de YouTube por dia em suas televisões. Há vídeos para todos os gostos, desde eventos ao vivo à programação original, conduzidos por criadores que trazem autenticidade e valor aos anunciantes. Os vídeos do YouTube Shorts também fizeram grande sucesso, sendo a única plataforma que pode levar vídeos curtos do celular para a televisão, ampliando o alcance do conteúdo de vídeo em vários dispositivos.
Shopping
As pessoas não compram apenas em um lugar; elas visitam muitos sites diferentes antes de decidir. Para onde eles vão? Globalmente, as pessoas compram mais de um bilhão de vezes por dia na Pesquisa Google, o que demonstra a importância da plataforma no comércio eletrônico.
O mesmo vale para o YouTube: de acordo com uma pesquisa realizada pela Ipsos, os usuários on-line entrevistados armam que são 98% mais propensos a confiar nas recomendações de criadores no YouTube do que em outras mídias sociais/aplicativos (em média) . Isso mostra que o Google e o YouTube não apenas ajudam a encontrar produtos, mas também são onde as pessoas decidem comprá-los.