Pedro Menezes   |   27/01/2025 11:05

"IA é uma realidade, mas ainda pouco explorada de maneira efetiva", diz VP da Amadeus

Paulo diz que 2025 mostrará porque a Amadeus é a maior empresa de tecnologia dedicada ao Turismo no mundo

PANROTAS/Gute Garbelotto
Paulo Rezende, VP Travel Sellers para América Latina da Amadeus<br/>
Paulo Rezende, VP Travel Sellers para América Latina da Amadeus

Vimos aqui no Portal PANROTAS que a transformação da experiência do transporte aéreo, com ferramentas como Inteligência Artificial, Wi-Fi e realidade virtual, foi um dos temas debatidos pela Amadeus na Fitur 2025. Mas como será o uso da Inteligência Artificial no Brasil? O que nos espera para o futuro que já virou presente?

Procuramos alguém que entende ainda mais do assunto quando o assunto é mercado brasileiro: Paulo Rezende, VP Travel Sellers para América Latina da Amadeus. Em entrevista ao Portal PANROTAS, Paulo lembra que a IA é uma realidade, mas ainda muito pouco explorada de maneira efetiva, ainda sem gerar grandes beneficios.

"Seja na experiência do cliente ou quanto a resultados econômicos. Temos alguns exemplos do uso da IA generativa no Turismo, como na atenção aos clientes no momento da compra de um itinerário, na substituição um atendente humano em um atendimento, no treinamento de novos agentes de viagens sobre atrações e características de um destino. Mas, ainda sem uma analise mais detalhada dos resultados associados"

Paulo Rezende, VP Travel Sellers para América Latina da Amadeus

O executivo destaca que, na Amadeus, está sendo pda lotaauma solução chamad de “conversational search”, onde o viajante (ou agente de viagens) “conversa”, utilizando linguagem natural para buscar alternativas de voos e hospedagens a partir da conversa entre o viajante e um bot.

"Também estamos testando AI generativa em nossas soluções para companhias aéreas e aeroportos. Internamente, utilizamos copilot da Microsoft em nossas atividades diarias, e na área técnica, de desenvolvimento, para estimar o esforço de desenvolvimento de soluções menos complexas e para treinamento de novos engenheiros de software. Oportunidades há muitas, mas ainda não temos claridade de toda sua extensão, efetividade e custo/benefício", complementou Paulo Rezende.

Quais tendências turísticas irão avançar em nosso país neste ano?

"Mais que previsão, vou arriscar algumas 'opiniões' e achismos sobre o que deve acontecer no turismo do Brasil em 2025", disse ele.

"A Embratur está fazendo um trabalho muito interessante, estando muito ativa na captação de novos viajantes internacionais. Acredito que esta ação da Embratur, associada ao fato que nossa moeda está muito desvalorizada em comparação com outros destinos internacionais com os quais competimos, podem nos ajudar a mais uma vez bater o recorde de visitantes estrangeiros. Ainda muito longe do potencial que o Brasil tem. Por outro lado, no setor emissivo, o dolar alto deve provocar uma maior procura por destinos nacionais, que também devem ser bastante favorecidos"

Paulo Rezende, VP Travel Sellers para América Latina da Amadeus


Atuação da Amadeus no Brasil em 2025

Segundo Paulo, 2025 será o ano que mostrará porque a Amadeus é a maior empresa de tecnologia dedicada ao Turismo no mundo.

"Para dimensionar a liderança da Amadeus, o valor que a Amadeus investiu em apenas um ano, em 2023 (1.1 bilhão de euros), em Pesquisa e Desenvolvimento, é igual ao valor de mercado de um de nossos maiores concorrentes em distribuição. Teremos muitas novidades para compartilhar durante o ano com relação a novos clientes e novas modalidades de serviço que ofereceremos ao mercado", finalizou.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados