JOMO, all-inclusive e desvios: 8 Tendências em Viagens para 2025
Unpack 25 é um estudo da Expedia, apresentado na Phocuswright Conference, em Phoenix
O Expedia Group divulgou, durante a Phocuswright Conference, que ocorreu no mês passado, em Phoenix, Arizona, seu estudo de tendências em viagens, Unpack 2025. O estudo traz previsões, baseadas em dados das empresas do grupo, como Expedia, hotel.com e Vrbo, sobre o que os viajantes buscarão no próximo ano. Entre os destaques do documento estão a busca por novos lugares, fazendo desvios das grandes capitais; a busca por produtos e experiências de qualidade, que não temos em casa; o crescimento do all inclusive; e a alegria de perder algo (JOMO), em contrapartida à ansiedade do “mede de perder algo” (FOMO).
“O Grupo Expedia trabalha continuamente para mesclar tecnologia e viagens, tornando as jornadas mais simples e mais agradáveis. O report Unpack é nossa oportunidade de refletir sobre o que os viajantes procuram e como nossos parceiros estão inovando”, disse Ariana Gorin, CEO do Expedia Group.
Ariana Gorin
“Pelas tendências deste ano, estou ansiosa para reservar uma viagem em apenas um clique e visitar um Destino Desvio em minhas próximas férias.”
Confira abaixo as tendências do Unpack 2025 do Expedia Group:
1 – Destinos Desvios
Em 2025, os viajantes não apenas colocarão o pé na estrada, como farão desvios para conhecer novos lugares. Os Destinos Desvios (Detour Destinations) são menos conhecidos e menos lotados que os destinos mais populares. São destinos em ascensão, seja como complementos ao destino principal ou como o objetivo maior da viagem.
A lista de Detour Destinations da Expedia teve um aumento de buscas este ano em relação a 2023 e 63% dizem que estão propensos a visitar um deles na próxima viagem.
Expedia’s Detour Destinations:
- Reims, França (desvio de Paris)
- Brescia, Itália (desvio de Milão)
- Cozumel, México (desvio de Cancún)
- Santa Barbara, Califórcia (desvio de Los Angeles)
- Waikato, Nova Zelândia (desvio de Auckland)
- Girona, Espanha (desvio de Barcelona)
- Fukuoka, Japão (desvio de Tóquio)
- Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos (desvio de Dubai)
- Krabi, Tailândia (desvio de Phuket)
- Canmore, Alberta, Canadá (desvio de Calgary).
2 – Produtos de férias
É hora de abandonar os chaveirinhos e imãs de geladeira comprados em lojinhas de souvenires. Os viajantes querem tesouros a que não têm acesso em casa. No TikTok, segundo o estudo, já viralizaram produtos como uma barra de chocolate de Dubai, produtos de beleza da Coreia do Sul, balas do Japão e manteiga da França. A Geração Z, especialmente, não vê a hora de colocar a mãos nesses produtos exclusivos.
Além dos passeios e atrações turísticas, os viajantes querem explorar os supermercados e lojas dos destinos. Pesquisa global da Expedia mostra que 39% dos viajantes visitam mercados locais e 44% compram produtos aos quais não têm acesso em casa.
Tours de café na Costa Rica, degustação de chás na China e experiências de matcha no Japão estão entre as experiências com produtos locais mais populares na Expedia. É o que a empresa chama de nova souven-era (era do novo souvenir).
3 – Era do all inclusive
Algumas vezes os produtos all-inclusive são alvo de acusações injustas (em relação ao que entregam, a qualidade, exclusividade...), mas a Geração Z abraça essa causa, segundo estudo da Expedia. Um terço dos integrantes dessa geração diz que sua percepção dos all-inclusive mudou para melhor e 42% dizem que um resort all inclusive seria sua opção preferencial em uma próxima viagem. A hashtag #allinclusive é trend no TikTok e buscas na Hotels.com, da Expedia, usando o filtro “all-inclusive”, aumentaram 60% nos últimos 12 meses. Redes como Hyatt e Marriott entraram nessa categoria e resorts ao redor do mundo estão aumentando sua experiência all-inclusive.
E por que a Geração Z está escolhendo os produtos all-inclusive?
- 41% dizem que ter estresse mínimo é a principal razão
- 39% elegem a facilidade de fazer a reserva nesses resorts
- 38% dizem que é porque esses produtos dá a eles uma sensação de luxo.
A Expedia, no Unpack 2025, sugeriu resorts all-inclusive para todas as gerações:
- Ava Resort, em Cancún, México
- Alpinresort ValSaa – Sport & Spa, em Saalbach, Áustria
- Secrets Playa Blanca, em Costa Mujeres, México
- Royalton CHIC Antigua, em Saint John, Antigua
- Hotel Riu Palace Mauritus, em Le Morne, Maurício
- Secrets Playa Blanca, em Costa Mujeres, México
4 – O Renascimento dos restaurantes de hotéis
Quase um terço dos viajantes diz que room service de um restaurante famoso em um hotel os deixaria mais inclinados a reservas, enquanto 31% dizem que mesas reservadas exclusivamente para os hóspedes seriam a razão principal da reserva.
Ou seja, ao reservarem hotéis, os viajantes não estão reservando apenas quartos, mas também mesas. E por isso os hotéis estão melhorando suas experiências gastronômicas, ganhando prêmios e reconhecimento dos hóspedes. Segundo a Hotels.com, as reviews positivas dos restaurantes de hotéis aumentaram 40% em relação ao ano passado.
A Hotels.com destaca alguns desses restaurantes:
- Hotel del Coronado, Coronado, Califórnia: vai ter uma filial do Nobu em 2025.
- Susana Balbo Winemaker’s House Chacras de Coria, na Argentina: a renomada produtora oferece experiências enogastronômicas exclusivas.
- ROMEO Napoli, em Nápoles, Itália: o Ristorante Alain Ducasse é a nova estrela local, sob o comando do talentoso cheg Alessandro Lucassino.
5 – JOMO Travel
Sai o fear of missing out (medo de perder algo) e entre o joy of missing out (a alegria de perder algo).
A tendência pode ser constatada nas buscas por residências de praia e montanha na Vrbo. O objetivo dessas viagens é o relaxamento, a saúde mental e o bem-estar em geral. Perdeu o show do Coldplay em São Paulo ou a Semana de Moda em Paris? Graças a Deus. Sua saúde mental vale mais. Além do tempo para se (re)conectar com quem amamos.
Dados da Expedia mostram que os tipos de hospedagem preferidos para as viagens JOMO são charmosas casas de praia, lodges reservados à beira de lagos e chalés aconchegantes nas montanhas. Piscinas,, jardins, varandas amplas, banheiras/ofurôs e spas são itens valorizados na hora de fazer uma reserva para descansar, desconectar e ter prazer em perder a agenda atribulada das grandes cidades.
6 – Lista de fenômenos
Recentes eclipses lotaram e esgotaram as casas para alugar em seu caminho. Há uma corrente de viajantes que quer seguir e presenciar os fenômenos naturaus. Desde apreciar as estrelas em céus limpos de poluição a presenciar a Aurora Boreal, ou testemunhar o nascimento das tartaruguinhas marinhas, os viajantes querem assento na primeira fila para serem maravilhados pela natureza.
Pesquisa da Expedia revela os fenômenos mais buscados:
- Aurora Boreal (61%)
- Fenômenos geológicos, como vulcões e gêiseres (30%)
- E 80% dos viajantes querem ficar em um lugar que permita uma visão privilegiada desses fenômenos. Sem obstruções.
Algumas dicas da Expedia para observar fenômenos da natureza:
- International Dark Sky Park, Aches National Park, Utah
- Ballet of Japanese cranes (Balé dos grous do Japão), em Hokkaido, Japão
- Parada de Pinguins, em Philip Island, perto de Melbourne, na Austrália
- Plâncton bioluminescente, em Vero Beach, Flórida
- Migração de aves estorninhos, no Wadden Sea National Park, na Dinamarca
- Estação dos vagalumes, nas Great Smoky Mountains, em Gatlinburgm Tennessee
- As maiores marés do mundo – ande no fundo do oceano, em Bay of Fundy, Canadá
- Cloud 9 Cabins, em Gatlinburg, Tennessee
- Vulcões em Reykjavik, na Islândia
- Murmúrios dos estorninhos, em Somerset, Reino Unido
- Aurora Boreal, Lapônia, Finlândia
7 – Set-Jetting
A Expedia identificou o Set-Jetting como tendência de viagens em 2023. E a inspiração em filmes e séries continua crescendo. Dois terços dos viajantes dizem que filmes, shows de TV e streaming influenciaram em suas escolhas de viagem. E 36% dizem que filmes e programas de TV exercem mais influência em seus planos de viagens do que no ano passado.
Emily in Paris e The Real Housewives of Dubai são os dois programas que se destacam atualmente. O interesse por Dubai aumentou 30% na Expedia depois que a série foi ao ar.
Além de irem para Set-Jetting destinations, os viajantes também buscam lugares que foram locação para filmes famosos, como os que foram filmados no Reino Unido e que geraram tours temáticos, como Harry Potter, Game of Thrones e Outlander. Ou seja, são lugares reais que viraram destinos fictícios ou mesmo apenas o lugar onde foram montados grandiosos estúdios. Ao contrário dos destinos Set-Jetting, que são locais reais de séries como Emily em Paris, White Lotus ou Big Little Lies.
Outros destinos que se beneficiaram da tendência, além de Dubai, Paris e Reino Unido:
- Montana e Wyoming: série Yellowstone
- Nova York: série And Just Like That... (continuação de Sex and the City)
- Cape Town: One Piece, da Netflix
- Escócia: The Traitors
8 – Viagens em um clique
Não é segredo que os viajantes buscam influenciadores em quem eles confiam e a quem admiram para ideias e inspiração para suas próprias viagens. E metade dos consumidores fazem compras diária, semanal ou mensalmente por causa de posts de influencers. O social shopping é o novo normal no TikTok ou Instagram e só agora atingiram um novo patamar no segmento de viagens. Metade dos consumidores disseram que tiveram vontade de reservar uma viagem que viram em seus feeds nas redes sociais, mas citaram tempo e a complexidade de reservar como as principais razões pelas quais não seguiram com os planos.
Por isso a Expedia criou a plataforma de Travel shops (Lojas de viagens) para abrigar influenciadores com dicas locais para os viajantes.
Exemplos:
- Travel Shop do youtuber de viagens baseado em NYC, Brett Conti
- Guias de viagem dos especialistas em viagens gastronômicas Ewa & Jeromy Ko
- Renee Roaming’s Favorites, com o aventureiro global Renee Hahnel
- Dicas de viagem com o criador de viagens Colby Holiday
A PANROTAS é media partner da Phocuswright Conference e viajou a convite da Phocuswright, Delta Air Lines e BWH Hotels, com proteção GTA