Beatrice Teizen   |   04/11/2024 16:22
Atualizada em 04/11/2024 21:25

RD Station foi de sala de 42 metros quadrados a empresa de R$ 2 bi; veja lições

Cofundador André Siqueira conta trajetória da empresa e como fez para chegar em mais de 60 mil clientes

PANROTAS / Emerson Souza
André Siqueira, da RD Station
André Siqueira, da RD Station

De uma sala de 42 metros quadrados a uma venda por R$ 2 blhões. Este é só um pedaço da história da RD Station, empresa de soluções de marketing digital. No palco do Travel Tech Hub Day, realizado nesta segunda-feira (4), no Cubo Itaú, em São Paulo, o cofundador da RD, André Siqueira, traz algumas das lições que aprendeu construindo a companhia.

O que começou pequeno, entre cinco colegas de faculdade em Florianópolis, hoje é uma empresa com mais de 60 mil clientes, atuando em 31 países, com 2 mil agências parceiras e um evento consolidado no setor, o RD Summit, que já conta com mais de 18 mil participantes em suas edições.

Para crescer e transformar a RD Station no que é, Siqueira citou os seguintes fatores:

  • O cliente está no centro de tudo;
    • “Da tomada de decisão, das escolhas, de tudo que fazemos. Devemos nos colocar na posição de humildade, de quem não sabe, e estar disposto para evoluir e aprender. E conhecer a fundo o cliente", diz o executivo.
  • Não existe a hora da virada;
    • Como a RD Station conseguiu ser comprada por R$ 2 bilhões? Siqueira diz que não há um segredo, não existiu o momento onde tudo mudou. “Foi sempre sobre nos tornarmos bons. Se preocupar em ser bom o suficiente, o tempo todo. O resto vai fluir muito mais fácil. disciplina é muito mais importante do que motivação.”
  • Cuidar da cultura;
    • Siqueira aponta que cultura é o que diferencia uma empresa da outra. Por isso, é importante adequá-la em dois momentos: nos processos – seletivo e de feedback – e trade-off. “Cultura é escolha”, acrescenta.
  • Marketing e venda não são arte;
    • “São processos e caminhos.”
  • Se decidiu entrar nesse jogo, vai sabendo onde se meteu;
    • “É essencial você se mostrar responsável com tudo e por tudo. Assim, as pessoas que estão abaixo de você se sentem tranquilas, porque você não está direcionando o problema a elas. Ser responsável é entender que a culpa é sua, você vai precisar resolvê-la”, pontua Siqueira.


Patrocinadores Travel Tech Hub Day

O Travel Tech Hub Day, da comunidade Travel Tech Hub, conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores:

Argo, Conta Simples, Copastur, Iterpec, Jeeves, Krooze, Ligaí, Lemontech, Omnibees, Onfly, Paytrack, Planne, Travel Compositor e ViagensPromo; apoio: Abav-SP | Aviesp, Cubo Itaú, Inovativos e Turistech Hub.

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