Laura Enchioglo   |   04/11/2024 18:11
Atualizada em 04/11/2024 18:12

NVidia apresenta papel da empresa na evolução da IA generativa

Jomar Silva, Gerente de Relacionamento com Developers Latam da Nvidia, apresentou destaques no TTH Day


PANROTAS / Emerson Souza
Jomar Silva, gerente de Relacionamento com Developers Latam da NVidia
Jomar Silva, gerente de Relacionamento com Developers Latam da NVidia

A NVidia apresentou a evolução da Inteligência Artificial generativa e o papel da empresa no cenário de inteligência artificial no Travel Tech Hub Day, que acontece hoje (4) em São Paulo, numa realização da comunidade Travel Tech Hub e da PANROTAS.

A IA não é algo novo. Na verdade, nasceu na década de 50, mas faltava recurso computacional para ela funcionar. Foram várias tentativas de impulsionar a IA, mas foi só em 2022 que ela realmente ficou acessível para todos com o lançamento do ChatGPT pela OpenAI.

A história da NVidia começou nos anos 90, e transpassou toda a história da inteligência artificial, chegando aos dias de hoje, sendo a empresa mais valiosa do mundo. Atualmente, a NVidia não tem nenhuma solução para IA, mas tem todas as ferramentas para que ela seja construída, conforme explicou Jomar Silva, Gerente de Relacionamento com Developers, Latam, NVidia.

A empresa trabalha com ferramentas mais baratas, mais rápidas, e usa a IA para ampliar seu portfólio. Este ano, por exemplo lançou uma GPU mais avançada - GPU é um processador com menos núcleos e que trabalha de maneira dedicada a atividades de vídeo dentro do computador - com uso da inteligência artificial.

"A NVidia tem todo o pipeline para formação da IA, e oferecemos modelos de redes neurais gratuitamente. Modelos pré-treinados para coisas específicas, sabendo trabalhar dentro do GPU"

Jomar Silva, gerente de Relacionamento com Developers Latam da NVidia

Com a IA generativa funcionando é necessário colocar ela em produção. É aí que vem os desafios, principalmente de custo. "Para fazer isso de forma inteligente temos que levar em conta as diferentes tecnologias utilizadas na formação da IA", destacou.

A NVidia, como mencionado, tem uma série de plataformas que auxiliam em todo o processo de fabricação e implementação da IA. Mas o detalhe é que, às vezes, não é o hardware mais caro que é o ideal para as empresas. "Nossa preocupação não é vender o hardware mais caro, porque primeiro é necessário começar com o simples. Para startups isso é essencial", destacou Jomar.

Um programa da NVidia destacado por Jomar é dedicado à startups, que podem ser de qualquer setor - inclusive IA. Na América Latina, já são mais de 900 startups participantes, com aporte da NVidia e auxílio para match maker (contato com grandes empresas).

IA veio para ficar

"Todo mundo precisa olhar com cuidado para a IA generativa, que veio para ficar. Um grande impacto é na área de medicina e questões climáticas. A IA generativa, por exemplo, permite que um remédio chegue às farmácias três anos mais cedo. Uma das primeiras vacinas da Covid-19 também teve influência da IA generativa"

Jomar Silva, da NVidia

Links úteis

  • Para tutoriais, treinamento, fóruns e acesso à desenvolvedores, acesse: developer.nvidia.com
  • No NVidia On Demand (nvidia.com/on-demand/), é possível acessar o catálogo da NVidia
  • Nas redes sociais, o podcast Vem Aí oferece cases de sucesso de startups

Patrocinadores Travel Tech Hub Day

O Travel Tech Hub Day, da comunidade Travel Tech Hub, conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores:

Argo, Conta Simples, Copastur, Iterpec, Krooze, Ligaí, Lemontech, Omnibees, Onfly, Paytrack, Planne, Travel Compositor e ViagensPromo; apoio: Abav-SP | Aviesp, Cubo Itaú, Inovativos e Turistech Hub.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados